Blog destinado à espiritualidade franciscana e divulgação das atividades da Fraternidade OFS São Francisco de Assis, em Natal-RN-Brasil
Franciscanos Seculares em Natal
Páginas
Levar o Evangelho à Vida
"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Fazer a vontade do Pai
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
Misericórdia na Imaculada Conceição
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
50 anos da Declaração Dignitatis Humanae e do epílogo do Concílio Vaticano II
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Para a glória de Deus, na Terra e no Céu
Bom dia. Creio na comunhão dos santos. Hoje, a Igreja nos faz um convite em especial. Incontáveis irmãos, que estão na Igreja Padecente, precisam de nossa ajuda. É nossa parte em sua salvação. Mas o que por em comunhão? O que comungar com eles? Certamente, não nossa tristeza, sofrimento ou lamentos. Para quem nos vê, para aqueles que lembramos, só a oração, a prática da caridade e a vida sacramental farão o Bem. "A morte põe termo à vida do homem, enquanto tempo aberto à aceitação ou à rejeição da graça divina, manifestada em Jesus Cristo" (CIC 1021). Depois, tudo ficará transparente, inclusive os segredos mais ocultos (CIC 678). Então vamos compartilhar hoje orações e oferecimentos para aqueles que amamos e não cessam de nos querer bem, mesmo nas maiores dificuldades espirituais que enfrentem. Paz e Bem.
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador! (Sl 67)
(Sl 67, 10-21)
Reflexão sobre Lc 13, 10-17:
domingo, 4 de outubro de 2015
Dia de São Francisco
terça-feira, 25 de agosto de 2015
25 de agosto: São Luís, copadroeiro da OFS
Filho, deves evitar tudo quando sabes desagradar a Deus, quer dizer, o pecado mortal, de tal forma que prefiras ser atormentado por toda sorte de martírios a cometer um pecado mortal.
Ademais, se o Senhor permitir que te advenha alguma tribulação, deves suportá-la com serenidade e ação de graças. Considera suceder tal coisa em teu proveito e que, talvez, a tenhas merecido. Além disso, se o Senhor te conceder a prosperidade, tens de agradecer-lhe humildemente, tomando cuidado para que nesta circunstância não te tornes pior, por vanglória ou outro modo qualquer, porque não deves ir contra Deus ou ofendê-lo valendo-se de seus dons.
Ouve com boa disposição e piedade o ofício da Igreja e enquanto estiveres no templo, cuida de não vagueares os olhos ao redor, de não falar sem necessidade, mas roga ao Senhor devotamente quer pelos lábios quer pelo coração.
Guarda um coração compassivo para com os pobres, infelizes e aflitos e, quando puderes, auxilia-os e consola-os. Por todos os benefícios que te foram dados por Deus, rende-lhe graças para te tornares digno de receberes maiores. Em relação a teus súditos, sê justo até ao extremo da justiça sem de te desviares para a direita nem para esquerda: e põe-te sempre de preferência da parte do pobre mais do que do rico, até estares bem certo da verdade. Procura com empenho que todos os seus súditos sejam protegidos pela justiça e pela paz, principalmente as pessoas eclesiásticas e religiosas.
Sê delicado e obediente à nossa mãe, a Igreja Romana, ao Sumo Pontífice, como pai espiritual. Esforça-te por remover de teu país todo pecado, sobretudo o das blasfêmia e da heresia.
Ó filho muito amado, dou-te enfim, toda bênção que um pai pode dar a um filho; e toda a Trindade e todos os santos te guardem do mal. Que o Senhor conceda a graça de fazer sua vontade de forma a ser servido e honrado por ti. E assim depois desta vida, iremos juntos vê-lo, amá-lo, louvá-lo sem fim. Amém.
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
Errata
Fabiano Mendonça, ofs
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Transfigurar-se com Cristo
PROFISSÃO
Paz e Bem!
terça-feira, 26 de maio de 2015
Doar-se a Deus
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Como levar o Amor ao próximo
segunda-feira, 18 de maio de 2015
O que ouvimos na Quaresma
A Paz de Cristo e a Paz do mundo
domingo, 17 de maio de 2015
Ascensão do Senhor
Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. (Oração do Dia)
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Acompanhar o Espírito Santo
quarta-feira, 6 de maio de 2015
Deixo que Deus cuide de mim?
segunda-feira, 4 de maio de 2015
É importante seguir o Espírito
O Espírito Santo nos dá a Paz e Cristo O deixou conosco como nosso advogado nas dificuldades, para falar por nós quando precisássemos. Confiemos Nele. Façamos as coisas por Deus, não por nós. Façamos como Paulo e Barnabé, que souberam recusar ofertas e lembrar que todos somos homens e podemos nos unir à videira divina.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
A Luz e o compromisso cristão
"Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus" (Jo 3, 21).
Vindo ao mundo para nossa salvação, Cristo nos abre às portas do céu e nos salva das angústias. E, uma vez livres, como os apóstolos, nosso primeiro ao deve ser evangelizar. Pegar a boa nova, com palavra e gestos de Amor, é o primeiro compromisso daquele que tem fé.
Paz e Bem!
quinta-feira, 16 de abril de 2015
O rosto da misericórdia
News.va: "Papa identifica retrocesso na teoria do gênero"
Papa identifica retrocesso na teoria do gênero
quarta-feira, 15 de abril de 2015
A Luz e o compromisso cristão
"Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus" (Jo 3, 21).
Vindo ao mundo para nossa salvação, Cristo nos abre às portas do céu e nos salva das angústias. E, uma vez livres, como os apóstolos, nosso primeiro ao deve ser evangelizar. Pegar a boa nova, com palavra e gestos de Amor, é o primeiro compromisso daquele que tem fé.
Paz e Bem!
domingo, 29 de março de 2015
sumário: SIGNIFICADO DA SEMANA SANTA
segunda-feira, 23 de março de 2015
"Não peques mais"!
domingo, 22 de março de 2015
Ser povo de Deus
Lavai-me todo inteiro do pecado,
e apagai completamente a minha culpa!
(5º domingo da Quaresma de 2015, ano B)
sexta-feira, 20 de março de 2015
Fazer Cristo presente
sexta-feira, 13 de março de 2015
Nota oficial da CNBB sobre manifestações
NOTA DA CNBB SOBRE A REALIDADE ATUAL DO BRASIL
"Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da iniquidade" (Tb 4, 5)
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, nos dias 10 a 12 de março de 2015, manifesta sua preocupação diante do delicado momento pelo qual passa o País. O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, o aumento da inflação, a crise na relação entre os três Poderes da República e diversas manifestações de insatisfação da população são alguns sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com muita luta e sofrimento.
Esta situação clama por medidas urgentes. Qualquer resposta, no entanto, que atenda ao mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e desvia-se do caminho da justiça. Cobrar essa resposta é direito da população, desde que se preserve a ordem democrática e se respeitem as Instituições da comunidade política.
As denúncias de corrupção na gestão do patrimônio público exigem rigorosa apuração dos fatos e responsabilização, perante a lei, de corruptos e corruptores. Enquanto a moralidade pública for olhada com desprezo ou considerada empecilho à busca do poder e do dinheiro, estaremos longe de uma solução para a crise vivida no Brasil. A solução passa também pelo fim do fisiologismo político que alimenta a cobiça insaciável de agentes públicos, comprometidos sobretudo com interesses privados. Urge, ainda, uma reforma política que renove em suas entranhas o sistema em vigor e reoriente a política para sua missão originária de serviço ao bem comum.
Comuns em épocas de crise, as manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. O que se espera é que sejam pacíficas. "Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e Instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva, que leva ao seu descrédito" (Nota da CNBB 2013).
Nesta hora delicada e exigente, a CNBB conclama as Instituições e a sociedade brasileira ao diálogo que supera os radicalismos e impede o ódio e a divisão. Na livre manifestação do pensamento, no respeito ao pluralismo e às legítimas diferenças, orientado pela verdade e a justiça, este momento poderá contribuir para a paz social e o fortalecimento das Instituições Democráticas.
Deus, que acompanha seu povo e o assiste em suas necessidades, abençoe o Brasil e dê a todos força e sabedoria para contribuir para a justiça e a paz. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda pelo povo brasileiro.
Brasília, 12 de março de 2015.
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís – MA
Vice Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB