Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quinta-feira, 12 de março de 2015

Aceitar ouvir a Deus




"Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; mas não ouviram e não prestaram atenção" (Jr 7, 23-26)

“o Senhor é um Deus imenso, um rei que ultrapassa todos os deuses;
nas suas mãos estão as profundezas da terra, e os cumes das montanhas lhe pertencem.
Dele é o mar, ele o criou; assim como a terra firme, obra de suas mãos.
Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou. Ele é nosso Deus; nós somos o povo de que ele é o pastor, as ovelhas que as suas mãos conduzem.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não vos torneis endurecidos […]”
(Sl 94, 3-8)

“Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.  Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”. (Lc 11, 20-23)


Nós somos o povo de Deus. Ele nos pastoreia como a ovelhas. E ele é o bom pastor. Antes de tudo, ele prescreveu: “ouvi a minha voz” (Jr 7, 23)! Não nos deixemos levar pelo espírito de orgulho ou indiferença. Em Cristo e no seu acolhimento ao próximo está todo o poder que pode guarnecer a nossa casa, a nossa mente e a nossa família. Não tenhamos medo, a partir de nossos atos, vamos render-lhe louvor para reunirmos a todos Nele que nos salva.

Paz e Bem!

(3ª semana da Quaresma de 2015, quinta-feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário