Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 4 de março de 2015

Confiar na proteção divina



“Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.” (Jr 18, 19-20)

“Junto de vós, Senhor, me refugio. Não seja eu confundido para sempre; por vossa justiça, livrai-me! … Pois só vós sois minha rocha e fortaleza: haveis de me guiar e dirigir, por amor de vosso nome. …

Em vossas mãos entrego meu espírito; livrai-me, ó Senhor, Deus fiel…

Exultarei e me alegrarei pela vossa compaixão, porque olhastes para minha miséria e ajudastes minha alma angustiada. … Tende piedade de mim, Senhor, porque vivo atribulado, de tristeza definham meus olhos, minha alma e minhas entranhas. … Tornei-me objeto de opróbrio para todos os inimigos, ludíbrio dos vizinhos e pavor dos conhecidos. Fogem de mim os que me vêem na rua. …

Mas eu
, Senhor,

em vós confio.

Digo: Sois vós o meu Deus.

Meu destino está nas vossas mãos. Livrai-me do poder de meus inimigos e perseguidores. …

Senhor, não fique eu envergonhado, porque vos invoquei: Confundidos sejam os ímpios e, mudos, lançados na região dos mortos. … Quão grande é, Senhor, vossa bondade, que reservastes para os que vos temem e com que tratais aos que se refugiam em vós, aos olhos de todos …

Bendito seja o Senhor, que usou de maravilhosa bondade, abrigando-me em cidade fortificada. …

Animai-vos e sede fortes de coração todos vós, que esperais no Senhor.”

(Sl 30, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 15-16, 18, 20, 22, 25)

“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará. […] Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. (Mt 20, 18-19, 26-28)


Qual a fé que temos em Deus? No Pai, no Filho, no Espírito Santo? As provações, os tratamentos injustos, a ingratidão, são coisas do mundo e assim existem. Tanto quanto perdoar, devemos saber confiar em Deus, em sua Divina Misericórdia, e confiar que, se seguimos seus preceitos, se agimos como Jesus, tudo também ocorrerá como deve ser. É sinal de confiança realmente pedir a Deus e entregar-lhe o que não está a nosso alcance prever ou mudar. Repito: Senhor, em vós confio, pois sois vós o meu Deus!

Paz e Bem!

(2ª semana da Quaresma de 2015, quarta-feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário