Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


domingo, 22 de março de 2015

Ser povo de Deus



"serei seu Deus e eles serão meu povo. Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!`; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado'." (Jr 31, 33-34)

"Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado,
e apagai completamente a minha culpa!
...
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido."
(Sl 50, 3-4, 12)

"Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu." (Hb 5, 8)

"Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo (...). Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. (...) Então, veio uma voz do céu: 'Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!'" (Jo 12, 24, 26, 28)


Em Deus, não há mancha, não há pecado. Conhecê-lo, é estar com ele. Não significa apenas vê-lo e mesmo assim resistir a seu apelo de amor, mas abrir o coração para seu poder libertador. Poder olhar e dizer "Meu Senhor e Meu Deus". E depois, como Francisco, "meu Deus... E meu tudo!".
O Criador, ao se encarnar e assumir a condição humana, fá-lo corporalmente sem limites. Há um mistério de entrega e amor ao compartilhar o caminho com sua criação que se louva através dos séculos. Tudo para atrair o homem a Ele.
Para isso, não precisamos nos revestir externamente de boa aparência moral, mas internamente mostrar um coração puro e ter firmeza para seguir os passos do Senhor.
E, ao seguir esses passos, teremos nova vida.
Cristo nos convida a ver morrer tudo o que em nós é velho e limitado para conhecê-lo. E conhecê-lo é servir. Não apenas a Ele, mas sobretudo com Ele e Nele, com a Igreja - seu corpo místico - e nela.
O Senhor nos dá o exemplo da oração na qual reconhece que é preciso deixar o Pai agir, não pedir para nos livrar do que julgamos ser sofrimento, para que tudo seja conforme a nossa vontade. Conhecer e seguir a Deus significa reconhecer que, dentre os vários caminhos que nos surgem, um é de Deus. E basta permanecer nele. Para isso, Deus nos diz que assim glorifica a Cristo, caminho, verdade e vida.

Paz e Bem!

(5º domingo da Quaresma de 2015, ano B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário