Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


Como ingressar


Ordem Franciscana Secular

Fraternidade
São Francisco de Assis



- 800 anos da consagração de Santa Clara -
Natal-RN
(Centro)



Conhecendo a Ordem Franciscana Secular

Tendo por fundador São Francisco de Assis, a Ordem Franciscana Secular – OFS tem origem no século XIII (memorialepropositi, do Papa Gregório IX, em 1221) e já foi denominada de Ordem da Penitência e Ordem Terceira de São Francisco.
A OFS é estruturada a partir de Fraternidades e compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS.
A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Quem pode ingressar na OFS?


A Igreja, povo de Deus, sustenta-se na vida fraterna. E Deus chama cada um a si no estado em que se encontra (cf. Rm 12:3).
Assim, a OFS destina-se a leigos, casados ou solteiros, que sejam particularmente chamados pelo carisma franciscano à vida em Fraternidade.

Como ingressar na OFS?

Aqueles que tiverem interesse em ingressar na iniciação e formação devem entrar em contato com uma Fraternidade OFS para receber as informações e orientações necessárias para conhecer os irmãos e a forma de vida.

Reuniões


A Fraternidade São Francisco de Assis reúne-se todo 1º e 3º domingo do mês em sua sede, às 08h30min, para vivência em comum, oração, reflexões e planejamento.

Endereço


Rua Pitimbu, 741, Centro
Natal-RN
CEP 59.025-620

www.ofsnatal.blogspot.com

vocacional.ofs.natal@gmail.com

Contatos Franciscanos


o   Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular: www.ciofs.org
o   Ordem Franciscana Secular do Brasil: www.ofs.org.br
o   Família Franciscana do Brasil: www.ffb.org.br
o  Ordem dos Frades Menores Capuchinhos: Convento de Santo Antônio (Rua Santo Antônio, 698, Centro, Natal-RN, www.conventosantoantonionatalrn.blogspot.com)

Fraternidades Franciscanas Seculares em Natal
o   Santa Clara (www.ofsrn.com, Paróquia São Francisco de Assis, Cidade Satélite)
o   Santa Izabel da Hungria (Paróquia de Santa Clara, Pitimbu)
o   Santa Maria dos Anjos (Paróquia de Sant’Ana, Soledade 2)
o   São Francisco de Assis (Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação)


“A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens. Cristo, dom do Amor do Pai, é o caminho para Ele, é a verdade na qual o Espírito Santo nos introduz, é a vida que Ele veio dar em superabundância […].”
(Regra e Vida da OFS, artigo 4º)



Um comentário:

  1. Fui vocacionado Franciscano de 1985 a 1987. Eu era e ainda sou Marinheiro. (Sargento agora).
    Lembro-me do Frei Severino e tantos irmãos que não lembro-me mais os nomes deles.
    Peço a Deus que abençôe e proteja vocês todos.
    Fico deveras grato por eles no meu tempo e de vocês agora. Obrigado também a Trindade Divina, a Grande Mãe de Deus Maria Santíssima, os Santos Anjos, os Santos, as Santas, os Justos, as Pessoas deidida a fazerem o bem -que tenha também futuro seu empreendimentos, os animaiszinhos que dão a vida para nos alimentar, os animais de estimação que alegra nossas vidas, a Criação todas, São Francisco entre tantos Santos, a Criação; Amém. E todos os demais.

    ResponderExcluir