Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tríduo Pascal - Quinta-feira santa


O TRÍDUO PASCAL

A palavra TRÍDUO deriva do latim triduum, que significa "duração de três dias", e pascal vem de páscoa, palavra hebraica que significa passagem. O TRÍDUO PASCAL, que vai da missa vespertina da Quinta-feira Santa até o Domingo de Páscoa, inclusive é o centro de gravidade do Ano Litúrgico. Da última ceia até o Domingo da Ressurreição transcorrem três dias, a que Jesus fez menção várias vezes no Evangelho (cf. Mt 12,40; 26,61; Jo 2,19).



QUINTA-FEIRA SANTA: A missa da ceia do Senhor

Na Quinta-feira Santa pela manhã, na Igreja catedral (igreja-mãe), o bispo celebra com os padres da sua diocese a MISSA DO CRISMA ou Bênção dos santos óleos. Para expressar melhor a comunhão do bispo com toda a diocese, participam também da celebração agentes de pastoral representantes das várias paróquias. Durante a celebração, os padres são convidados a renovarem publicamente suas promessas sacerdotais. Depois, o bispo abençoa os óleos· que serão usados nos diversos sacramentos: o óleo para os catecúmenos, e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença, e consagra o CRISMA, óleo misturado com perfumes, para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma e na ordem.

A instituição da EUCARISTIA (última ceia), celebrada à noite, corresponde a nossa ação de graças pelas maravilhosas dádivas que, antes de morrer, Jesus nos deixa: “a Eucaristia, o sacerdócio e o mandamento do amor".

No curso da celebração, repete-se o gesto de Jesus lavando os pés dos discípulos, a fim de mostrar-Ihes como a humildade e o serviço são as expressões mais concretas do verdadeiro amor. Ao terminar o gesto do serviço, próprio de um escravo, Jesus diz: "Amai-vos como eu vos tenho amado", deixando-nos assim o mandamento do amor.


Ao terminar a celebração, faz-se uma procissão rápida para levar o Santíssimo a um lugar preparado com antecedência. Permanecerá exposto nesse local durante a noite inteira e a manhã da sexta-feira, para a adoração dos fiéis. As visitas feitas ao altar do Santíssimo são a expressão de nossa fé e de nossa gratidão ao Senhor por sua presença no meio de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário