Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 16 de abril de 2011

Preparação para o Tempo Pascal


Neste sábado, 16/04, a Fraternidade teve sua preparação para o Tempo Pascal com uma espiritualização realizada pelo Assistente Espiritual, Frei Franklin. Na oportunidade, foram aprofundados diversos elementos e significados litúrgicos, como forma de contribuir com a formação permanente e, assim, possibilitar que os irmãos preguem cada vez mais com seus atos.
Acima de tudo, é preciso lembrar que a conversão e reconciliação da quaresma, bem como, a ressurreição pascal devem ser meta diuturna do franciscano secular por todos os dias de sua vida. Assim ele promete ao Senhor, assim está na Regra e Vida, assim é a oração diária.
Mas a Igreja contribui comunitariamente para esses objetivos com o tempo católico no qual todos se unem para contemplar detidamente cada mistério do Senhor.
Depois da preparação quaresmal, devemos, nesta Semana Santa, admirarmos cada momento e detalhe do que representa a ressurreição do Cristo.
Esse é um caminho de paz, mansidão, fraternidade e amor ao próximo. Conduz a que cada um se conheça melhor e assim possa seguir livremente o caminho da libertação; o caminho de Deus.

Gostaríamos de compartilhar esses momentos e essas reflexões com todos que acompanham este meio eletrônico de comunicação.

Assim, a cada dia, serão postadas as orientações próprias para que cada um possa usufruir do momento e da comunhão dos santos nesta celebração tão importante.
Serão colocados os textos elaborados por Frei Franklin Diniz e as indicações acerca das orientações e leituras do dia.

Esperamos dessa maneira contribuir para que este momento seja vivenciado no mais íntimo de cada um, e que assim possam ser vislumbradas as graças e bênçãos da crença na ressurreição de Nosso Senhor.
Esse conhecimento deve ser divulgado, colocado em prática e servir para evangelização. Pois nele há grande tesouro.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário