Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 23 de abril de 2011

SÁBADO SANTO: VIGÍLIA PASCAL


O Sábado Santo é a passagem misteriosa da morte para a ressurreição; é o "descanso" do Senhor. É considerado um dia alitúrgico, isto é, sem celebração eucarística.

As primeiras comunidades cristãs honravam a sepultura de Jesus, passando o Sábado Santo no descanso e na espera, na oração silenciosa e num rigoroso Jejum. Nenhum alimento devia ser ingerido, a fim de não quebrar o Jejum que antecedia a comunhão na noite de Páscoa.

Hoje, o JEJUM não é tão rigoroso, nem o silêncio tão absoluto, mas é um dia de serena e alegre espera. Neste dia, a comunidade cristã abstém-se completamente da eucaristia, pois não há missa nem comunhão. O fato de não haver missa expressa o significado verdadeiro do Sábado Santo. Vive-se hoje a sensação de GRANDE VAZIO, que não é tanto o vazio da ausência, mas o vazio da espera; uma espera que logo será premiada com a presença do Senhor ressuscitado, embora ainda velado, pois só o veremos quando nos encontrarmos face a face com Ele.

O SÁBADO SANTO, com o jejum e com a oração silenciosa expressa também nossa inquebrantável esperança na ressurreição final e na segunda\vinda do Senhor.

A terra, grávida de Cristo, está para dar à luz o Senhor ressuscitado, como primícias da nova criação.


Como viver este dia?


(Gênesis 1,1-2,2; Salmo 104; Gênesis 22,1-18; Salmo 16; Êxodo 14,15-15,1; Salmo (Êxodo 15,1-18); Isaías 54,5-14; Salmo 30; Isaías 55,1-11; Salmo (Josué 12,2-6); Baruc 3,9-15.32; 4,4; Salmo 19; Ez 36,16-28; Salmo 42; Romanos 6,3-11; Salmo 118; Mateus 28,1-10)


Recomenda-se preparar à mesa um símbolo pascal e orar antes e após a refeição principal do dia.


Enquanto nos preparamos par a solene e alegre Vigília desta noite pascal, alimentamos nossa esperança, lembrando-nos dos fatos e momentos em que o amor de Deus se tornou mais presente em nossa vida pessoal, na vida de nossa família, na OFS, na comunidade. A lembrança do que Deus fez por nós reanima a certeza de que com Ele venceremos definitivamente toda divisão, toda expressão de morte que ainda houver entre nós.

A VIGÍLIA PASCAL desta noite é o momento-ápice e ponto central de toda a SEMANA SANTA. Participar da cerimônia significa encontrar o sentido pleno de tudo o que vivemos; é ressuscitar com Cristo, participar de seu triunfo sobre a morte e o mal, renascendo para uma vida nova. Por meio da luz do Ressuscitado que receberemos nesta noite, conseguiremos iluminar nossas famílias, o ambiente de trabalho, a nossa fraternidade da OFS e tantas coisas obscuras que existem na sociedade atual.

Muitos cristãos costumam, neste dia, reunir-se para rezar o Santo Rosário e preparar-se, em companhia de Maria, para a Vigília Pascal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário