(Êxodo 12,1-8.11-14; Salmo 116; 1 Coríntios 11,23-26; João 13,1-15)
A Quinta-feira Santa é um dia cheio de calor humano, em que acolhemos as grandes dádivas que o Senhor nos deixou como herança. Um dia inteiro para refazer os vínculos que nos unem como irmãos na fé.
Enquanto agradecemos os grandes dons do Senhor - eucaristia, sacerdócio e mandamento do amor -, perdoamo-nos uns aos outros, vivendo uma jornada de reconciliação e de unidade. Reconciliamo-nos, antes de tudo, com as pessoas com quem vivemos diariamente e às quais devemos maior compreensão, respeito, confiança e ajuda.
Não é necessário fazer coisas extraordinárias ou difíceis; basta abrir o coração e realizar os pequenos sacrifícios de amor e fraternidade que alegram tanto a alma e são como bálsamo que cura as feridas.
Sejamos generosos, hoje, e meticulosos no carinho e na gratidão. Nosso povo, tão sofrido e torturado pela violência, pelo egoísmo e ambição, precisa de lufadas de amor sincero e de amenidade no trato. Vamos correr para isso.
Que se consolidem hoje nossos vínculos de comunhão com o Senhor e entre nós; que nossa comunidade renasça na participação e na solidariedade; que em nossas famílias seja construída a unidade. Em nossa oração diante do altar da reposição ou do altar do Santíssimo, louvemos e agradeçamos ao Senhor pelo precioso dom da Eucaristia, pelas pessoas que nos prestam algum serviço, pelos sacerdotes que nos batizaram, que nos absolveram de nossos pecados, em nome do Senhor etc. Roguemos pelos sacerdotes de nossa paróquia que doam sua vida pela comunidade e por todos nós. A visita ao altar do Santíssimo é uma expressão de fé no Sacramento da Eucaristia; por isso é feito em espírito de oração; numa atitude de respeito, amor e gratidão ao Senhor, e não simplesmente por hábito ou por mera curiosidade.
Os grupos ou movimentos paroquiais podem programar um encontro comunitário para reciprocamente formularem um agradecimento pelos serviços diários por uns e outros prestados.
Convém orar por ocasião do almoço em intenção dos sacerdotes e das vocações, suplicando a bênção dos alimentos. À noite, após a ceia, adorar o Santíssimo Sacramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário