Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa: a vida venceu!

Mensagem Pascal do Revmo. Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, publicada hoje, no site da Arquidiocese, http://www.arquidiocesedenatal.org.br/aordem/ao2404bispo.htm:

"Caríssimos irmãos e irmãs,
A festa da Páscoa é o centro da vida cristã. Depois de nos prepararmos nos quarenta dias da Quaresma, na penitência e conversão, nas reflexões sobre a destruição do planeta e a necessidade da preservação da vida, propostas pela Campanha da Fraternidade, de vivenciarmos o Tríduo Pascal, proclamamos a vitória de Cristo sobre a morte. A vida venceu! Jesus ressuscitou! É um tempo de grande alegria. Os corações se abrem para o acolhimento da vida que renasce. As famílias se reúnem para a festa. O sol brilha mais intenso. O amor venceu!
Celebrando a Páscoa, redescobrimos a esperança em meio às dificuldades, trazemos nos lábios o sorriso, mesmo quando o sofrimento machuca, pois a certeza de que Deus caminha com o seu povo faz-nos antever a glória no madeiro da cruz. Páscoa é passagem para uma situação melhor, da morte para a vida, do pecado para a graça, da escravidão para a liberdade. Isto não pode acontecer apenas no rito da liturgia, mas na vida de cada um de nós. Vivemos uma vida “pascal”, quando somos servidores e acolhedores do próximo; quando assumimos o mandamento do amor; quando conduzimos nossa vida pela Sagrada Escritura, quando partimos o pão. Quando isto acontece, Cristo vai ressuscitando através da história dos homens. Precisamos viver este tempo na intensidade da nossa fé.
A ressurreição é o fundamento da nossa fé. A Igreja é enviada em missão para proclamar ao mundo a vitória de Cristo. Ela nos convida a um encontro pessoal com Jesus vivo, ressuscitado, caminho, verdade e vida. Ele é a razão da nossa esperança. Nesta Páscoa, renovemos nossa resposta de comunhão com Jesus e sua Igreja, como discípulos missionários que somos. Soltemos o nosso grito: ALELUIA! Pois Cristo ressuscitou e nos deu vida nova. Este é um canto litúrgico muito antigo, que se reza em todas as grandes solenidades de nossa fé, cantemos os louvores do Senhor: “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e n’ele exultemos.” (Sl. 117)
Desejo a todas as ovelhas deste rebanho que me foi confiado, que vivam uma Santa Páscoa, com o presença constante e bênção poderosa do Senhor ressuscitado.
Que Deus os abençoe agora e sempre!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário