Retomando tema de liturgia anterior (crer verdadeiramente em Deus), as leituras de hoje (segunda-feira da 6ª semana comum, ano ímpar), nos lembram de mostrar nossa fidelidade através de nossas ações, mais do que com nossas palavras (lembremos de Mt 7:21: "Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu" - ver textos sobre produzir bons frutos e sobre estar junto de Deus). Assim também está na Regra e Vida, nas Constituições Gerais e nos Escritos Franciscanos.
Por isso o Senhor lhe diz ainda antes que matasse Abel: "Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te".(Gn 4:6-7).
Pois, "de que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca a minha aliança, se você detesta a disciplina e rejeita as minhas palavras?" (Sl 49:16-17).
Saibamos discernir nossos sentimentos e avaliar, com a ajuda do Espírito Santo, nossos desvios, antes que seja tarde e não possamos mais impedir nossos atos.
Paz e Bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário