Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Do Evangelho à vida: o pecado que nos espreita

Retomando tema de liturgia anterior (crer verdadeiramente em Deus), as leituras de hoje (segunda-feira da 6ª semana comum, ano ímpar), nos lembram de mostrar nossa fidelidade através de nossas ações, mais do que com nossas palavras (lembremos de Mt 7:21: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu" - ver textos sobre produzir bons frutos e sobre estar junto de Deus). Assim também está na Regra e Vida, nas Constituições Gerais e nos Escritos Franciscanos.
Por isso o Senhor lhe diz ainda antes que matasse Abel: "Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te".(Gn 4:6-7).
Pois, "de que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca a minha aliança, se você detesta a disciplina e rejeita as minhas palavras?" (Sl 49:16-17).
Saibamos discernir nossos sentimentos e avaliar, com a ajuda do Espírito Santo, nossos desvios, antes que seja tarde e não possamos mais impedir nossos atos.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário