Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Retorno às atividades



No último domingo a fraternidade retomou suas reuniões regulares.
Na ocasião, refletimos sobre o amor ao próximo a partir das Admoestações de São Francisco de Assis.
Nosso assistente espiritual, Frei Franklin Diniz, fez belíssima pregação acerca do Evangelho (5º domingo, ano A) sob o tema "vós sois o sal da terra, a luz do mundo".
Lembrando do significado de ser luz, voltamos os pensamentos ao Senhor (Jo 8:12; 9:5), que é nossa Luz, nossa fonte. Andar com Ele, segui-Lo, é observar seus mandamentos. E observando seus mandamentos, estaremos iluminados e poderemos iluminar os outros.
Assim, seremos nós então luz para o mundo (Mt 5:14). Por isso Francisco nos exorta a lembrarmo-nos sempre que todo o Bem vem dos céus e não de nossas próprias obras (Admoestações).
E essa Luz está desde o início, "que exista a luz" (Gn 1:3), pois, "no começo a Palavra já existia" (Jo 1:1).
O Frei nos lembrou do hebraico, onde as palavras já significam atitudes.
Daí devermos estar conscientes de sermos um sal purificador (como em Ez 16:4) e símbolo da união com o Criador (como em Nm 18:19). Franciscanamente, pregando com as obras.
Eis o caminho do Senhor.
E assim escreveu Isaías (58:6-8) sobre essa trilha de retidão, solidariedade, temor a Deus e salvação:

"O jejum que eu quero é este:

acabar com as prisões injustas,
desfazer as correntes do jugo,
pôr em liberdade os oprimidos
e despedaçar qualquer jugo;

repartir a comida com quem passa fome,
hospedar em sua casa os pobres sem abrigo,
vestir aquele que se encontra nu,
e não se fechar à sua própria gente.

Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você."

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário