Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 15 de janeiro de 2011

Da vida ao Evangelho: solidariedade

As recentes tragédias no Estado do Rio de Janeiro são um chamado à nossa solidariedade cristã. Os momentos de tão intenso sofrimento, a fraternidade e a caridade-amor que invocam são uma bela oração a ser oferecida a Deus. Sejamos fraternos. Mas sem esquecer, como Francisco ao beijar o leproso, os sofrimentos dos que estão perto de nós.
É um importante momento, também, para pensarmos nossa relação com a natureza. Tão bela e tão presente, do nascimento à morte, passando pela vida humana.
O ciclo de recriação da paisagens sempre existiu e continuará. A questão é como o homem procura se inserir nela e de que modo se relaciona com a mesma.
Não é culpa de uma pessoa isolada ou de um determinado grupo que está num local. Mas sim da forma como a humanidade, em seu conjunto, compreende.
Como Adão, tendemos a achar que já dominamos o que existe para ser dominado. E vem os eventos.
Mas isso não afastaria o desígnio de Deus. Cada um tem a razão de sua morte, cada um tem a razão de sua sobrevivência. Mas Deus as tem a todas.
Para os que ficam, é momento de orar, fazer-se um com o outro e abrir-se à ação divina.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário