Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 17 de julho de 2010

Do Evangelho à vida: aproximar-se de Deus


Estar com Deus, seguir seus mandamentos, é estar em Paz.

Mas será fácil seguir esses preceitos? Será difícil estar em Paz?

Moisés diz ser preciso converter-se "com toda a tua alma" (Dt 30:10).

Aparentemente impossível, contudo, ele mesmo ensina que isso não está fora de nosso alcance.

Não é algo impossível de ser buscado, mas na verdade foi colocada em nossa boca e nosso coração. Basta procurarmos a santidade impressa neles para encontrar a Paz contra as tentações do mundo (Dt 30:14). "Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca" (Jr 1:9).

Como compreender isso se às vezes temos tantos desejos que fogem ao caminho de Deus?

Não pensemos em como o mal penetra nos nossos pensamentos, como a perturbação o atinge, mas em como podemos confiar que nele há o Bem.

É por isso que Paulo responde com firmeza: "Em nome da graça que me foi concedida, eu digo a cada um de vocês: não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a fé, na medida em que Deus concedeu a cada um" (Rm 12:3). Deus chama cada um com aquilo que pode dar, como fez com Paulo. Ele chama no estado em que nos encontramos.

E essa vocação acontece a cada instante. Viver é um chamado.

Portanto, temos apenas que acreditar, semos nós mesmos e nos afastarmos de tudo aquilo que nos atrai para fora da estrada de Cristo.

Se somos chamados, é porque o que temos e sabemos será importante em algum momento do jeito que fazemos.

O sacrifício que Deus quer só é sacrifício aos olhos dos outros. A quem o faz soa sempre como música suave. Porque Sua carga é suave e Seu fardo é leve (Mt 11:30).

Os planos pessoais (que estejam de acordo com o Bem) só podem ser postergados se isso não for prejudicar o bem que eles podem trazer - a si e aos outros - ou se a pessoa se sente especialmente impulsionada para uma nova atividade. Deus não habita na dúvida, sim na fé.

Os preceitos do Senhor são claros e alegria para a alma (Sl 19:9). E da fé se faz o exemplo.

É por isso que Cristo nos ensina que devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Um Deus que podemos chamar de Pai e que pode ser invocado em todo lugar, desde que nos comprometamos com ele (Pai nosso...). Está em nossas palavras e em nosso coração...

E esse Deus não é inacessível, mas pode ser visto no outro, no próximo. Pois, como disse São João Batista, "o Reino do Céu está próximo" (Mt 3:2).

Aquilo que era tão distante, o céu distante que Moisés já avisara não ser o esconderijo da salvação, estava perto. E essa boa notícia seria trazida por Jesus.
Mas apenas entrará no Reino do Céu aquele que põe em prática a vontade do Pai, "que está no céu" (Mt 7:21), socorre o oprimido (Is 1:17, 56:1) e combate a injustiça. "Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora [...] e a glória de Javé virá acompanhando você. Então você clamará [...] e Javé responderá: 'Estou aqui!'" (Is 58:8-9).
Porque você estará ao Seu lado, em Sua companhia e o sofrimento que você sentir é o que Ele sentirá, com o remédio que já tem preparado.

Portanto: ver a Deus no outro e assim amar ao próximo como a si mesmo (Lc 10:27). Tal também nos lembra SS Pp. Bento XVI na Carta Ecíclica "Deus Caritas Est".

A questão central, portanto, não é perguntar quem é o próximo (Lc 10:29), mas fazer-se próximo! Disse Jesus: "vai e faze a mesma coisa" (Lc 10:37), "sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu" (Mt 5:48).

E a perfeição é esse chamado a deixar revelar a santidade que habita nosso ser. Novamente, é Paulo que afirma que devemos olhar para a frente, em direção ao Alto: "todos nós que somos perfeitos devemos ter esse sentimento. E, se em alguma coisa vocês pensam de maneira diferente, Deus os esclarecerá." É ter esperança.

Assim, somos chamados a fazermo-nos próximos de Jesus. Pela oração e pelo outro.

Apenas isso pode reduzir a agitação de nosso coração, como o Senhor alertou a Marta, que trabalhava, enquanto Maria ouvia as lições de Jesus.

Apenas com o coração em Cristo nossas ações terrenas terão sentido.

Uma ação terrena que rompe com preconceitos e não reduz a pessoa a um mero serviçal excluído do acesso à Verdade.

Diz Jesus: "Marta! Tu te preocupars e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária" (Lc 10:41-42). Ouvi-Lo. E depois, deixar que sua Verdade penetre em nosso coração e saia por nossa boca.

É a disponibilidade do serviço de Abraão (Gn 18:3 e segs), de Paulo, que leva à companhia do Senhor (Sl 15).

A lição clara de Francisco ajuda-nos a tudo compreender quando diz que somos mães de Nosso Senhor Jesus Cristo "quando o trazemos em nosso coração e nosso corpo através do amor e da consciência pura e sincera; damo-lo à luz por santa operação que deve brilhar como exemplo para os outros" (2Fi:53).

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário