Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Festa Junina

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. […] ‘Ele vai chamar-se João.’”
(Lc 1:57-58; 60)

As imagens da festa junina da Ordem mostram o clima de alegria e descontração que marcam tanto o carisma franciscano. Após as orações iniciais e a reflexão sobre o artigo 2º da Regra e Vida da OFS, foram feitos os informes administrativos da Fraternidade e em seguida, realizada a tradicional confraternização junina, com lanche e quadrilha improvisada. Que Deus abençoe essa união de vida!

“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, , mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não existe lei.” (Gl 5:22-23)


Onde houver tristeza, meus caros, que levemos alegria!


Impulsionados pelo fervor dos santos populares no mês de junho, ouçamos João Batista, inspiremo-nos em Pedro, acompanhemos Antônio. E conosco levemos a alegria de pertencer ao corpo de Cristo.


"Estejam sempre alegres, rezem sem cessar" (1Ts 5:16-17).

Não apenas uma alegria do mundo, mas a alegria da completa felicidade em Cristo; a alegria de ser livre mediante a prática de seus mandamentos.

Para Francisco, a alegria é poder contemplar o outro com os olhos de Cristo, é poder dar vazão ao Espírito Santo. "Bem-aventurado o religioso que não sente prazer nem alegria senão nas santas palavras e obras do Senhor e por elas conduz os homens em júbilo e alegria ao amor de Deus" (Admoestações, nº 21). Bem-aventurado aquele que nada retém para si (Admoestações, nº 11).

"Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos." (Fl 4:4-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário