Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 19 de junho de 2010

Frei Magnus, vivas para o novo Dom!



"Veni Creator Spiritus [...] Eu escutava aquele canto, e de novo, como durante minha ordenação sacerdotal, mas com uma clareza ainda maior, despertava dentro de mim a consciência de que o artífice da consagração é, na realidade, o Espírito Santo."

Essas são as palavras do Venerável irmão papa João Paulo II sobre sua ordenação episcopal (Levantai-vos! Vamos! São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004. p. 34).
O chamado para suceder aos apóstolos de Cristo em sua missão pastoral é dirigido àqueles mais capacitados para as tarefas a serem desempenhadas.
Mas capacitados aos olhos de Cristo, não aos olhos humanos, que podem sempre encontrar falhas. Deus já as conhece, como também as virtudes.
Do mesmo modo, só Deus sabe exatamente a missão. Cristo nos chama conforme o nosso estado. Portanto, cabe ao escolhido manter a fé e perseverar na tarefa que lhe foi confiada.
É com esse sentido de união em torno dos desígnios do Espírito Santo que a família franciscana se alegra por poder servir ao Senhor com mais um de seus filhos na condição de Bispo da Igreja de Cristo.
E, mesmo aos olhos humanos, ninguém mais indicado: Frei Magnus Henrique Lopes, ofmCap. Ele será o bispo da nova diocese de Salgueiro, em Pernambuco.
A Fraternidade Secular São Francisco de Assis, assistida espiritualmente e sempre vinculada ao Convento de Santo Antônio, onde o novo Dom desempenhava o serviço de guardião, une-se a ele em oração para que os dons do Espírito Santo estejam cada vez mais forte em sua jornada.
Frei Magnus nunca faltou em sua missão de prestar orientação espiritual e acompanhar os nossos passos seculares. Seja registrado que foi o sacerdote oficiante quando da profissão definitiva do atual ministro da fraternidade, oportunidade na qual fez belíssima homilia.
Simples, pediu para que rezemos por sua missão.
Estejamos unidos em oração pelas graças da ordenação episcopal, prevista para 17 de setembro (chagas de São Francisco) na Catedral Metropolitana de Natal.

Conheça mais Frei Magnus:
http://www.db.ofmcap.org/pls/ofmcap/V3_S2EW_CONSULTAZIONE.mostra_pagina?id_pagina=5126

Nenhum comentário:

Postar um comentário