Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição - 08/12


Fruto de longos debates teológicos entre os doutores da Igreja, o papa Pio IX enfim estabeleceu o dogma da Imaculada Concepção de Maria Santíssima, após numerosos pedidos dos fiéis leigos e religiosos.

Ela é a virgem concebida sem pecado, como na medalha apresentada a Santa Caratina Labouré (1830). Assim ela disse em Lourdes a Santa Bernadete Soubirous: "Eu sou a Imaculada Conceição" (1858).

Ela é a mulher que no Gênesis está contraposta à serpente e que no Apocalipse (cap. 12) novamente se levanta contra ela (João Paulo II, mulieris dignitatem, n. 30).

Por seu sim abrem-se as portas da salvação para o mundo. Pelo ato humano de despretensiosa obedência a Deus, Cristo entra em nossas vidas.

Cheia de graça, ela desposa o Espírito Santo e, completando o milagre da Encarnação, é-nos demonstração de como devemos agir no mundo.

Para receber seu Filho, o Pai fê-la livre de toda nódoa, de todo pecado, de tudo que afasta de Deus. Seu ventre imaculado recebeu o próprio Deus, que veio a nós. Lembrança que comemoramos no Natal.

A Deus, nada é impossível.

Maria é o envoltório no qual reluz a glória de Deus. Ela representa o nosso sim ao projeto divino.

Tudo pode ser mudado.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário