Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Do Evangelho à vida: as perguntas e respostas do mundo

"Donde vinha o batismo de João?" (Mt 21:25)
O mundo e suas preocupações, sua fé materialista, seu apego ritualístico que definia como deveria ser Deus, para além das preocupações aceitáveis acerca de em que ou em quem acreditar, procurava provar que Jesus não era o Cristo.
Mas Deus não responde às questões do mundo como ele deseja.
Se são antevistas as réplicas que o mundo já prepara, não adianta dar resposta.
O cristão precisa agir com seriedade e consciência no mundo, com responsabilidade, aceitando seus passos e se preparando para o porvir. Por isso, os filhos da luz também devem ser "espertos" (Lc 16:8), para não estarem a servir a Deus e ao dinheiro.
Jesus então busca comparação com o mensageiro que lhe precede, João Batista, pois as questões do mundo, por si só se resolvem diante dos planos de Deus. Pois, os acusadores têm medo de dizer que era uma ação apenas humana - para não se indispor com o povo - e se recusam a acreditar em algo contrário aos seus pensamentos e modo de vida. Enfim, são como as crianças que, na sua ingênua brincadeira, não sabem ao certo o que exigir do outro para se satisfazerem (Mt 11:16).
Devemos agir com serenidade nestes tempos, sempre buscando a construção do Reino dos Céus.
Tenhamos em mente a resposta de Balaão a Balac, quando disse que mesmo que recebesse o palácio deste cheio de ouro e prata para amaldiçoar os hebreus,
"não poderia ir contra a ordem de Javé, fazendo o mal ou o bem por conta própria. Só direi o que Javé me mandar"
(Nm 24:13; 22:18).
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário