Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Do Evangelho à vida: o pastor e suas ovelhas

Neste tempo do advento, convém que reforcemos nossa humildade diante de Deus.

Dele provém toda a misericórdia que precisamos e com Amor ele a entrega a cada um conforme sua necessidade.

Hoje, a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 18, 12-14, nos diz que ainda que um homem perca apenas uma de suas cem ovelhas, ele volta para procura-la.

Que bela imagem!

Aquele que é o dono guia e volta para procurar.

Mais: exulta de alegria como antes não exultara.

Para bem compreender esse tema, é preciso retomar a profecia de Isaías (40:11), que comparara Deus a um pastor que apascenta seu rebanho e tange as ovelhas, carregando nos braços os pequeninos. No mesmo Evangelho de Mateus, voltado a mostrar aos judeus o caráter divino de Jesus, relata que Cristo viu a multidão abatida e enfraquecida pela opressão política e religiosa como “ovelhas sem pastor” (Mt 9:36). E Cristo, mostra a sabedoria teológica de São João, é o bom pastor (Jo 10:14).

Para isso, como João Batista, temos de aplainar o caminho para o Senhor. Tema tão forte que é trazido em profecias e repetido pelos quatro Evangelistas (Is 40:3; Ml 3:1; Mc 1:3; Mt 3:3; Lc 3:4; Jo 1:23).

E isso é o que fazemos no advento. Para isso repetimos esse tempo: preparar o caminho para o Senhor em nossas vidas, retirar os obstáculos para que Ele reine em nosso ser.

Essa tarefa implica em compreender que não somos melhores por estarmos sempre com o pastor. E não devemos desprezar aquela ovelha que se desgarrou do grupo.

Como na parábola do filho pródigo, o pai explica ao filho que estava com ele: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu” (Lc 15:31). Que os bons não pensem, como se estivessem arrependidos, na vida, talvez desregrada, que até então levou aquele irmão que se desviou ou demorou a atender ao chamado do Pai. Pensem em como foi duro para ele, neste mundo, vencer as tentações e juntar-se aos que já seguiam ao pastor e tanto ansiavam por sua vinda, numa plena comunhão dos santos.

Como na parábola dos denários ofertados aos operários (Mt 20:1-16), o dono da vinha administra o seu Reino como deve ser. A bondade de Deus é maior do que possa pensar a noção humana de Justiça.

Participar do banquete de Deus é uma honra para aqueles que estão em seu caminho, que não se acumula, pois não é como as riquezas mundanas. É o gozo pleno da felicidade, e não gera arrogância, nem poder, sim solidariedade, fraternidade. Por isso, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário