Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Santa Isabel da Hungria (17/11)


Hoje a Ordem Fransicana Secular celebra sua co-padroeira, Santa Isabel da Hungria. Sua intercessão junto a Deus pelo crescimento de nossas fraternidades e o carinho para com os pobres é um alento nas dificuldades.

No seu tempo, Isabel enfrentou preconceitos e privilégios para atender os mais necessitados. Expulsa da Corte húngara após a morte de seu esposo, encontrou socorro com os franciscanos para ela e seus filhos. Faleceu em 1231 aos 24 anos, na Ordem Teceira, cuidando dos enfermos.

As flores que carrega devem-se ao fato transmitido oralmente de que, certa vez, tendo sido surpreendida com comida para os pobres, foi obrigada a mostrar o que levava em seu manto, ao que informou serem apenas flores. E, quando pedido para mostrá-las, as mesmas surgiram miraculosamente em lugar dos alimentos, ainda que não fosse época de rosas.

Sua sobrinha-neta, Isabel de Portugal, a Rainha Santa, também franciscana secular, foi igualmente canonizada, e a ela também se atribui o milagre das rosas.

Santa Isabel, rogai por nós.

Um comentário:

  1. sou devoto de nossa senhora rainha santa izabel de portugal,tenho muito amor por ela.ela estar dentro do meu coracao sempre e e minha santa protetora.

    ResponderExcluir