Hoje a Ordem Fransicana Secular celebra sua co-padroeira, Santa Isabel da Hungria. Sua intercessão junto a Deus pelo crescimento de nossas fraternidades e o carinho para com os pobres é um alento nas dificuldades.
No seu tempo, Isabel enfrentou preconceitos e privilégios para atender os mais necessitados. Expulsa da Corte húngara após a morte de seu esposo, encontrou socorro com os franciscanos para ela e seus filhos. Faleceu em 1231 aos 24 anos, na Ordem Teceira, cuidando dos enfermos.
As flores que carrega devem-se ao fato transmitido oralmente de que, certa vez, tendo sido surpreendida com comida para os pobres, foi obrigada a mostrar o que levava em seu manto, ao que informou serem apenas flores. E, quando pedido para mostrá-las, as mesmas surgiram miraculosamente em lugar dos alimentos, ainda que não fosse época de rosas.
Sua sobrinha-neta, Isabel de Portugal, a Rainha Santa, também franciscana secular, foi igualmente canonizada, e a ela também se atribui o milagre das rosas.
Santa Isabel, rogai por nós.
sou devoto de nossa senhora rainha santa izabel de portugal,tenho muito amor por ela.ela estar dentro do meu coracao sempre e e minha santa protetora.
ResponderExcluir