Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sexta-feira, 21 de março de 2014

Divulgado logotipo e lema da viagem do Papa à Terra Santa, em maio






De News.va: Divulgado logotipo e lema da viagem do Papa à Terra Santa, em maio






"Ut unum sint ("que todos sejam um") é o lema escolhido para a próxima viagem do Papa Francisco à Terra Santa – anunciou o site que também informa dos trabalhos da última assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa, que teve lugar a 11 e 12 do corrente mês de Março, em Tiberíade. Nesta reunião os responsáveis das comunidades católicas em Israel, Palestina, Jordânia e Chipre apresentaram o logotipo e o lema para a peregrinação do Papa, programada para 24 a 26 Maio.



O lema da peregrinação "refere-se àquilo que que o Papa considera ser o coração da sua viagem, ou seja, o encontro com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu e os responsáveis das Igrejas em Jerusalém". Como se sabe, o Papa Francisco e Bartolomeu vão se encontrar na Basílica do Santo Sepulcro para comemorar e renovar o desejo e a nostalgia de unidade entre os cristãos expressa pelo Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, em Jerusalém, há cinquenta anos atrás.



Na mesma linha vai o logotipo da viagem, que propõe o abraço entre os dois Apóstolos irmãos, Pedro e André, os primeiros a serem chamados por Jesus na Galileia, e respectivamente padroeiros da Igreja de Roma e da de Constantinopla. Na Igreja mãe de Jerusalém (segundo a imagem proposta pelo logo) os dois abraçam-se, dentro do barco que representa a Igreja universal, e que tem como mastro a cruz do Senhor, enquanto que as velas da embarcação são enchidas pelo vento, o Espírito Santo, que dirige o barco na sua navegação pelas águas deste mundo, um modo, enfim, de dar forma ao desejo expresso pelo Senhor na Última Ceia - "que todos sejam um só" (Jo 17, 20-23)."

Maiores informações sobre o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, católico ortodoxo, podem ser encontradas em: http://www.ecclesia.com.br/patriarcado_ecumenico/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário