Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 15 de março de 2014

A liberdade e o próximo

"Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz." (Dt 26, 17).

"Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos" (Mt 5, 44-45).

Cristo não convida a um relativismo, como se os nossos comportamentos fossem indiferentes para Deus. Não, Ele convida para uma prática deliberada e desinteressada de Amor ágape.

Toda a criação resplandece a beleza e a grandeza divinas. É retornar ao pecado tentar fazer divisões entre os merecedores da nossa atenção (e o amor que demonstramos apenas provém de Deus) e da nossa distância. Cristo veio para os necessitados desse Amor. E como seus embaixadores, não podemos limitar sua entrega.

"A imagem divina está presente em cada homem" (CIC 1702) e seu sinal é a liberdade. E é assim, com seu uso responsável, que poderemos alcançar a felicidade para a qual somos convidados.

Estamos no mundo porque fomos escolhidos por Deus. Vamos fazer bom uso de nossa liberdade. O convite de Deus é aberto. Portanto, se nossa escolha por seguir a Deus é livre, precisamos estar atentos ao significado desse "sim" para não nos perdermos no caminho das paixões desordenadas e do egoísmo estéril.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário