Blog destinado à espiritualidade franciscana e divulgação das atividades da Fraternidade OFS São Francisco de Assis, em Natal-RN-Brasil
Franciscanos Seculares em Natal
Páginas
Levar o Evangelho à Vida
"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)
sexta-feira, 28 de março de 2014
Papa aos políticos: "Pecadores serão perdoados, corruptos não"
Cidade do Vaticano (RV) – Cerca de 500 políticos, entre deputados, senadores e ministros do governo italiano participaram, às 7h desta quinta-feira, da missa celebrada pelo Papa Francisco no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.
Os Presidentes da Câmara e do Senado, Laura Boldrini e Pietro Grasso, lideraram o grupo. O convite foi feito no início de fevereiro pelo capelão de Montecitorio (sede do Governo), Mons. Lorenzo Leuzzi, “atendendo a desejo do Papa de acolher os pedidos de muitos parlamentares que queriam participar de sua missa da manhã”.
Em sua homilia, Francisco lembrou que nos tempos de Jesus, a classe dirigente havia se afastado do povo, o havia ‘abandonado’ por ser corrupta e incapaz de enxergar além de sua ideologia.
“Interesses partidários e lutas internas: nisso pensavam aqueles que comandavam, ao ponto que quando Messias apareceu diante deles, não o reconheceram e o acusaram de ser um curandeiro do bando de Satanás”....Para continuar, clique aqui: Papa aos políticos: "Pecadores serão perdoados, corruptos não"
sábado, 22 de março de 2014
OFS dá início as jornadas de formação 2014
Gente Precisa Amar
sexta-feira, 21 de março de 2014
Divulgado logotipo e lema da viagem do Papa à Terra Santa, em maio
De News.va: Divulgado logotipo e lema da viagem do Papa à Terra Santa, em maio
quarta-feira, 19 de março de 2014
domingo, 16 de março de 2014
Fraternidade acolhe novo iniciante
sábado, 15 de março de 2014
A liberdade e o próximo
"Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz." (Dt 26, 17).
"Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos" (Mt 5, 44-45).
Cristo não convida a um relativismo, como se os nossos comportamentos fossem indiferentes para Deus. Não, Ele convida para uma prática deliberada e desinteressada de Amor ágape.
Toda a criação resplandece a beleza e a grandeza divinas. É retornar ao pecado tentar fazer divisões entre os merecedores da nossa atenção (e o amor que demonstramos apenas provém de Deus) e da nossa distância. Cristo veio para os necessitados desse Amor. E como seus embaixadores, não podemos limitar sua entrega.
"A imagem divina está presente em cada homem" (CIC 1702) e seu sinal é a liberdade. E é assim, com seu uso responsável, que poderemos alcançar a felicidade para a qual somos convidados.
Estamos no mundo porque fomos escolhidos por Deus. Vamos fazer bom uso de nossa liberdade. O convite de Deus é aberto. Portanto, se nossa escolha por seguir a Deus é livre, precisamos estar atentos ao significado desse "sim" para não nos perdermos no caminho das paixões desordenadas e do egoísmo estéril.
Paz e Bem!
domingo, 9 de março de 2014
Comemoração na OFS
Hoje comemoramos o aniversário do irmão formando Sesiom Silveira no salão do Convento. Os convidados ofereceram presentes na forma de doações em alimentos para a Ronda Paz. E como o aniversariante lembrou, "as portas estão abertas todos os dias para receber doações", pois a fome não será apenas hoje. Paz e Bem!
quinta-feira, 6 de março de 2014
Atualizações do Blog
Que bom viver a alegria do encontro franciscano!
quarta-feira, 5 de março de 2014
Campanha da Fraternidade 2014: Fraternidade e Tráfico humano
Iniciamos nesta Quaresma mais uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, somos levados a refletir sobre aqueles cuja dignidade é violentamente tirada. Muitas vezes, por não ouvirmos suas vozes somos nós também que perdemos nossa humanidade.
Faça a campanha da Fraternidade em sua família, sua Igreja Doméstica, se possível, convide seus vizinhos.
Paz e Bem!
No meu itinerário Franciscano III
- Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro
- Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso?
- Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber
- Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.
Quarta-feira de cinzas
- As práticas de piedade e caridade são particularmente valiosas para nos levarem ao encontro de Cristo no outro.
- A oração será uma grande aliada para deixarmos que Deus nos diga como mudarmos nossa vida.
- E a abstinência de tudo aquilo que nos afasta Dele será motivo de verdadeira alegria.
Pois é o meu coração que o Senhor quer (Sl 49, 12, "Se tivesse fome, não precisava dizer-te, porque minha é a terra e tudo o que ela contém"; Sl 50, 19, "Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar").
Por isso, na sua Carta a um Ministro, Francisco de Assis disse: "que não haja nenhum frade no mundo, que tenha pecado tanto quanto puder pecar, que, depois que tiver visto teus olhos, nunca se retire sem a tua misericórdia, se buscar misericórdia"; n. 9). Pois também no outro experimentamos a misericórdia de Deus: "E assim queiras e não outra coisa. E que isso seja ti obediência verdadeira do Senhor Deus e minha, porque sei firmemente que esta é a verdadeira obediência. E ama aqueles que te fazem isso. E não queiras outra coisa deles senão o que o Senhor te der." (n. 3 a 6)