Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Papa Francisco cria 19 novos cardeais

O papa Francisco criou 19 novos cardeais no último domingo (23/02/2014) em solenidade que contou com a presença do Papa Emérito Bento XVI.
Disse o papa na ocasião: “Jesus não veio a nós para ensinar boas maneiras! Para isso, não precisaria descer do céu e morrer sobre a cruz. O Cristo veio para nos salvar, para nos mostrar o caminho, o único caminho de saída das areias movediças do pecado, e este caminho é a misericórdia. Ser santo não é um luxo, é necessário para a salvação do mundo.”
Ele fez questão de sublinhar importância da santidade do cardeal, em um oferecimento gratuito.
“Por conseguinte, amemos aqueles que nos são hostis; abençoemos quem fala mal de nós; saudemos com um sorriso a quem talvez não mereça; não aspiremos a fazer-nos valer, mas oponhamos a mansidão à prepotência; esqueçamos as humilhações sofridas. Deixemo-nos guiar pelo Espírito de Cristo: Ele santificou-se a si próprio na cruz, para podermos ser “canais” por onde corre a sua caridade. Este é o comportamento, esta é a conduta de um Cardeal. O Cardeal entra na Igreja de Roma, não entra numa corte. Evitemos todos – e ajudemo-nos mutuamente a evitar – hábitos e comportamentos de corte: intrigas, críticas, facções, favoritismos, preferência. A nossa linguagem seja a do Evangelho: “sim, sim; não, não”; as nossas atitudes, as das bem-aventuranças; e o nosso caminho, o da santidade” […] “Queridos Irmãos Cardeais, permaneçamos unidos em Cristo e entre nós! Peço-vos que me acompanheis de perto, com a oração, o conselho, a colaboração”.
O Papa Emérito Bento XVI compareceu a convite do Papa Francisco. Este o saudou tão logo ingressou na Basílica de São Pedro. Esta foi a primeira participação do Pape Emérito em uma solenidade desde sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013. Cogita-se que poderia participar da vindoura canonização dos Beatos João Paulo II e João XXIII, em 27 de abril próximo.
Os 19 cardeais consolidam uma mudança no perfil da hierarquia eclesial conduzida pelo Espírito Santo. Aqueles com direito a voto em conclave estão geograficamente divididos pela metade entre aqueles do Hemisfério Sul e da América do Norte (61) e Europeus (61).

Isso permite que muitos países com grande quantidade de fiéis tenha melhores vias de comunicação com a totalidade da Igreja e possam assim participar mais ativamente da construção do Reino de Deus. Dos 19 novos cardeais, cinco são latino-americanos (Argentina, Chile, Brasil, Haiti, Nicarágua), dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coréia do Sul e Filipinas). Mas vários dos europeus tiveram significativas vivências na América Latina. Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, foi criado cardeal.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário