Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

No meu itinerário franciscano

Hoje gostaria de compartilhar algumas reflexões e imagens que me ocorreram.
Há uma forma de soberba que contamina sutilmente a nossa alma e ali instala as sementes de joio. Ela é relacionada ao pecado original, a uma busca de satisfação no mundo pelo homem e parte da consciência que a pessoa tem de suas próprias qualidades, virtudes e habilidades.
Sua manifestação mais sutil é quando se acha que pode mudar não uma pedra de cada vez, não o seu pequeno trabalho, mas o mundo. E não me refiro aos desejos mais altaneiros, mas a uma sensação de que se pode fazer tudo pelo outro. Uma sensação de segurança na própria arte ou saber que contamina a consciência de que essa possibilidade apenas pode vir de Deus. Essa é a tentação que se instala paulatinamente no deserto. Transformar a pedra em pão, aceitar o mal, jogar-se no abismo: fazer o mal que nos alivia, aceitar o errado como certo, adotar uma vida de práticas equivocadas (ver "minhas palavras, teus lábios").
Mudar o mundo é possível. Muitas coisas são possíveis a um só quando esse um quer algo. Mas há motivos justos e injustos para ser rico, há motivos justos e injustos para ser pobre e assim por diante. Tudo depende desse motivo. A questão não é a empreitada, é porque eu vou dar aquele passo.
Lembro de ter lido nos escritos da vida de São Francisco uma advertência do santo de Assis de que o mal faz crer ao virtuoso que ele faz o bem quando persiste no erro.
Por isso duas imagens podem ajudar.
A primeira, é a daquele que, diante de um espaço vazio para um jardim nada planta. Não cuida da terra, não faz nada. Apenas observa. Virão as ervas daninhas e irão tomar conta do terreno. Mesmo que insista em acreditar que não fez o mal, ele não pode dizer que fez o bem. Ele não manteve a prática do bem. Não precisou semear as ervas sufocantes. Elas vieram e cresceram no lugar. Porém, se cultivar e ornar o seu jardim, então poderá cuidar do que deve ser arrancado e de ter espaço para as belezas simples da natureza que resolvam nascer.
A segunda, é a missão da pessoa que compra matéria-prima para fabricar uma obra de arte. Ela está ali para fazer surgir a beleza de suas mãos. Ela até pode saber como, mas não precisa extrair da natureza aquele material. Esse trabalho pertence a outro. Porém, a qualidade do que faz será intimamente relacionada em conhecer esse processo. Ele precisa conhecer o que adquire para utilizar. Dessa forma deve ser o modo como suavemente deixamos Deus agir no nosso dia-a-dia. Assim deve ser o modo como devemos transformar em atos cotidianos e firmes as palavras do Evangelho.
Haverá os momentos de ir buscar o Evangelho, de pregar a Palavra de Deus. Mas haverá aqueles em que tudo o que deveremos saber fazer – e por isso cada um é chamado conforme sua vida – é coloca-la em prática na nossa vida e na vida do outro.


Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário