Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Santos Inocentes e nossa inocência

"Se dissermos que não temos pecado estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós.
Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa."
( I Jo 1, 8-9)

"não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo."
(Mt 17, 20-22)


O Bem não vem para agradar.
O Bem é agradável; como a luz que ilumina as trevas. Mas estas não querem a luz (Jo 1, 5; 3, 19-21).
Quem fala e age em conforme com o Bem certamente não condescenderá com muitas coisas do mundo, onde não há a perfeição. O mundo é (como é).
Na severa explicação bíblica, familiares voltam-se uns contra os outros. Assim foi dito para que se tenha a noção de que o Bem é maior e que sua defesa não pode ceder mesmo perante os maiores obstáculos afetivos.
No final, pelo Caminho certo, tudo ficará como deveria estar. Por isso os desígnios divinos são inacessíveis, senão pelo preciso auxílio do Espírito Santo.
Mas, ainda que severa a Palavra, ela contém uma descrição clara: pessoas contra pessoas. Difícil será compreender esse conflito dentro da mesma pessoa. Ela contra ela mesma.
Não se trata necessariamente de uma investida do mal ou de um problema de ordem clínica, mas de cada um aceitar o que é. Aceitar como é, não julgar-se, mas crer verdadeiramente que é amado por Deus.
Todavia, não se pode fazer uma confusão de coisas diversas.
Aceitar-se como é não pode levar a uma ilusória idéia relativista de que não há o mal ou de que temos de continuar como somos ou, mais ainda, de que não há o certo ou o errado. O que existe é que colocamos esses nomes nos lugares errados.
O cristianismo é a religião da liberdade onde nossa única "prisão" é o Cristo (Ef 4, 1-2).  De resto, prega-se a liberdade das coisas do mundo, a adesão a um Deus que já é o Senhor de tudo (I Cr 15, 20-28; Sl 49, 9-13; Cl 1, 17). Por isso cada um detém seu livre arbítrio para crescer gradualmente como pessoa, não para conscientemente se destruir; o que representaria uma afronta à Criação.
Podemos fazer como os marinheiros do barco onde se encontrava Jonas e jogar ao mar nossos pertences, tudo o que carregamos, para tentar aplacar o mal (Jn 1, 5). Mas, como Jonas descobre, enquanto não houver uma verdadeira entrega a Deus, nada acontecerá (Jn 2, 3-11).
Não adianta reunir as coisas ruins da nossa vida apenas. De nada adianta a tristeza de contemplá-las. É preciso verdadeiramente colocá-las numa saco, erguê-las com a própria força ou a ajuda caridosa de alguém e jogá-las fora.
Deus não nos ama aos pedaços, mas em nossa integralidade. Até na parte que nos afastamos Dele. Mas um amor de Pai, um Amor que nos quer ver andando pelo Caminho certo.
Porém, se não nos aceitarmos, se não contemplarmos nossas falhas, jamais poderemos fazer o Bem. Jamais deixaremos espaço para Aquele que nos porá contra nós mesmos.
"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto." (Jo 12, 24)

Neste dia dos Santos Inocentes, vamos deixar que a morte seja substituída pela vida, que ela seja apenas o prenúncio desta. Mas de uma vida com sentido, com o Cristo. Uma morte de nosso egoísmo, de nosso orgulho, em favor dos outros e de nós mesmos.

Feliz Natal, Feliz Vida Nova,
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário