Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


domingo, 30 de dezembro de 2012

Nós e a Sagrada Família

"Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 
Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 
Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas.
Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor.
Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem."
(Cl 3, 17-21)


Oitava do Natal

A riqueza da mensagem divina, a imensidão do conhecimento dos céus, precisava de muitos meios para se fazer passar aos homens: profetas, reis, líderes, pregações, parábolas, milagres, gestos e a vida do próprio Cristo.
Em meio a essa quantidade de formas, que não é outra coisa senão a própria criação, à qual devemos estar sempre atentos, uma chama especial atenção, ainda mais no mundo de hoje: a família.
Deus fez-se homem e escolheu sê-lo desde recém nascido no seio de uma família pobre e fora dos grandes centros de poder.
Será que nosso coração segue isso? Ser pobre em espírito, procurar estar distante das ambições e crescer aos poucos na santidade?
A família de Nazaré - pai, mãe e filho - evoca a imagem poderosa da Trindade Santa, mas com Ela não se confunde, a começar pelo fato de que o Filho é a própria Trindade. A família, que é santificada pelas graças matrimoniais e que deve frutificar em amor, vida e santidade, tem ao centro a figura una e trina de Deus.
Mas também é homem e mulher juntos. É acolhimento e sensatez diante do mundo.
Assim deve ser cada casa, assim deve ser cada um de nós.
Como José, que soube ouvir os conselhos do anjo e levou Jesus por onde fosse necessário para perpetuar sua mensagem.
Como Maria, que no momento mais importante da humanidade depois do Éden soube dizer "sim" a Deus e deixar-se engravidar pelo Espírito Santo para dar à luz obras de Amor.
Como Jesus, vamos crescer "em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens" (Lc 2, 52). E para isso, devemos entregar nossas ações a Deus.
Foi dessa maneira que Francisco deixou dito na sua "Carta aos Fiéis":

5 Oh! como são bem-aventurados e benditos, eles e elas, enquanto fazem essas coisas e nelas perseveram, 6 porque descansará sobre eles o espírito do Senhor (cfr. Is 11, 2) e neles fará sua casa e morada (cfr. Jo 14, 23), 7 e são filhos do Pai celeste (cfr. Mt 5,45), cujas obras fazem, e são esposos, irmãos e mães de nosso Senhor Jesus Cristo (cfr. Mt. 12, 50).

8 Somos esposos, quando pelo Espírito Santo une-se a alma fiel a nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Somos seus irmãos quando fazemos a vontade do Pai que está nos céus (Mt 12, 50).
10 Mães, quando o levamos em nosso coração e em nosso corpo (Cfr. 1Cor 6, 20), pelo amor divino e a consciência pura e sincera; e o damos à luz pela santa operação, que deve iluminar os outros com o exemplo (cfr. Mt 5, 16).

11 Oh! como é glorioso, santo e grande ter nos céus um Pai!
12 Oh! como é santo ter tal esposo: paráclito, belo e admirável!
13 Oh! como é santo e dileto ter tal irmão e filho, agradável, humilde, pacífico, doce, amável e sobre todas as coisas desejável: Nosso Senhor Jesus Cristo! que deu a vida por suas ovelhas (cfr. Jo 10,15)

Dessa maneira, hoje repitamos: "Oh! Como é glorioso, santo e grande ter nos céus um Pai!

Paz  e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário