Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 29 de dezembro de 2012

Luz e Vida

"Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. […] caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos."
(1 Jo 2, 9, 11)

"meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel. […] Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações."
(Lc 2, 30-32, 34-35)

"Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."
(Lc 12,34)


O tema central para pensarmos é o olhar para luz. Ver a luz e ver o que ela ilumina.
É preciso não ficar apenas nas palavras e gestos exteriores, mas verdadeiramente seguir a Cristo. Caso contrário, os olhos não poderão ver o Caminho, a vida (Jo 14, 5-6).
Ver Cristo, ver Deus humanado, eis a maravilhosa proposta do Natal. E isso é lindo. E, no fundo, todos querem. Não seria essa a razão escondida até em muitos corações daqueles que negam crer na divindade? Poder ver a Deus.
E seguir esse Caminho implica aceitar as irresignações que forem causadas nos outros. As lutas já faladas quando se refletiu sobre os Santos Inocentes que podem levar à morte de tudo aquilo que não representa a Vida.
O Bem revela o que se passa nos corações. Procuremos aí missão tesouro e aí estará Deus.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário