Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz - 14/09

Não se trata de relembrar um sofrimento ou venerar um objeto de tortura. Antes, como Santo André Bessettte, lembrar que ali sofre nosso irmão.
Mas um sofrimento, que na paixão de Cristo, é morte e, sobretudo, ressurreição. É a lembrança de que devemos ter a fortaleza de suportar os sofrimentos e transtornos deste mundo para, com mansidão e sabedoria, superá-los. Ver numa dificuldade um convite à conversão diuturna.
Na Cruz de Cristo as portas do céu nos foram franqueadas.
Lembra o Papa Bento XVI (em "Jesus de Nazaré"), que Cristo desde o início dos tempos desceu à humanidade. Foi vivendo todas as dificuldades do homem que ele recolheu nossos pecados e misericordiosamente redimiu-os.
Hoje, a cruz nos lembra que Cristo foi levantado para a salvação do mundo (Jo 3: 14, 17).
Não adiantaria entregar sabendo aos poucos que ressuscitaria, se, por graça divina, não sofresse todo o martírio.
Sabemos que o sol renasce a cada dia, mas vivemos cada momento de acordo com o que ele nos traz.
Ter a cruz ao peito, mais do que pertencer a uma religião, significa lembrar de carregar o peso de nossa condição e do poder daquele que nos salva, entregando sua própria vida em sinal de redenção e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário