Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Do Evangelho à vida... Bendito o Senhor!

"Pode um cego guiar outro cego?" (Lc 6:39)

É difícil para o ser humano reconhecer-se numa crítica. Seríamos nós cegos? Muitos diriam conscientemente que sim. Mas seria "eu" cego? Muitos mais diriam que não.
Aí reside a dificuldade em aceitar vivamente a ação poderosa da criação. Aceitar ser criatura e que tudo o mais já estava posto apenas à espera do momento certo. Mas de tal maneira é.
Experimentar o poder de Deus afasta dúvidas e nos faz perseverar no caminho que às vezes achamos que não convém. Inclusive, acreditar nas palavras de Deus faz com que abramos os olhos para as vezes nas quais julgamos que Deus quer o que, de maneira sã, veríamos estar errado.
É por isso que posso até ver o cisco no olho do irmão, e não ver minhas próprias dificuldades... (Lc 6:41).
O erro que o outro nos apresenta é um presente de Deus na forma de convite para a caridade. Não para humilhá-lo, não para ser rude, mas para ser manso e paciente sem aceitar o erro. Assim é o caminho da santificação.
Se podemos nos reconhecer indignos e pecadores, isso, todavia, não é motivo para se julgar inferior. Pois Cristo se deu por nós. Se temos fé, alcançaremos a misericórdia divina (Tm 1:13). Deus nos ensinará "o caminho da vida, cheio de alegria em tua presença, e de delícias à tuadireita, para sempre" (Sl 15:11).

Paz e Bem!
(23ª semana comum, sexta-feira)


"Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha súplica, nem retirou de mim o seu amor" (Sl 65:20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário