Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


domingo, 29 de junho de 2014

O CHAMADO DO SENHOR

Este é um período feliz, rico, para reflexões diante de tantas celebrações. No mês em que comemoramos popularmente Antônio, João Batista e Pedro, também temos nossas orações voltadas para outros aspectos do chamado divino.
A festa do Sagrado Coração de Jesus nos mostra um Cristo que chama a si os fatigados, os injustiçados, os que buscam a bem-aventurança em um mundo de tribulações. É como se dissesse: "Venham! Meu jugo é suave, meu fardo é leve... não vêem?!" Será que não seremos capazes de acreditar no Senhor? Será que minha vida, na luta para levar Cristo ao outro, não enfrenta dificuldades?
E Maria, ao celebrarmos seu Imaculado Coração, se mostra não apenas a Escolhida por Deus, mas aquela que o Criador, desde o início dos tempos, preparou, como criatura, para ser sua primeira morada neste mundo, o primeiro Tabernáculo do Senhor, como lembra São Francisco.
E o que nos diz Maria? "Façam o que ele diz!" Ela, com o casto São José, encontram Jesus no templo, e ele nos indaga, diante de nossas dúvidas "não sabíeis onde eu deveria estar?!"
Vejamos bem, Ele nos chama e Ele nos diz que sabemos onde encontrá-lo! Basta procurarmos com calma, refletindo em nosso coração.
Mas o que ele quer com isso nos é mostrado hoje, na Festa de São Pedro e São Paulo.
Ele liberta Pedro das cadeias para que se ponha a caminho, ainda que não acredite nas benesses de Deus. Paulo compreende que o importante é "combater o bom combate". E é em comunidade que Cristo ergue a sua Igreja, diante do testemunho de Pedro, "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo" (Mt 16, 16), e deixou claro a todos que o ouviam que o mal jamais prevalecerá sobre ela!
Paciência, temor, e a fé mostrará a profundidade da fundação em Pedro.
Ponhamo-nos a caminho! Sejamos testemunhas desse amor de Cristo pelo mundo!


"Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios. Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem. Glorificai comigo ao Senhor, juntos exaltemos o seu nome. Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores."
(Sl 33, 2-5)

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário