Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Corpus Christi

Sabemos que:

"Francisco gostava de visitar igrejas, de estar nas igrejas. Estimulava os confrades a tomar a mesma atitude. Inclusive uma das primeiras orações que ensinou aos confrades foi para quando entrassem numa igreja. Ei-la:

Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos; porque pela vossa santa cruz remistes o mundo

Francisco passava semanas e meses em oração no eremitério do cárcere e transcorria as noites repetindo:


"MEU DEUS, MEU TUDO"..."
(Frei Vito Hofmann, OFM, em www.mundocatolico.com.br/FFBNEII/SaoFranciscoIrmaoAlegre.doc)

E dizia Francisco:

"São réprobos todos aqueles que viram o Senhor Jesus Cristo em sua humanidade sem enxergá-lo segundo o espírito e a divindade e sem crer que Ele é o verdadeiro Filho de Deus.
De igual modo São hoje em dia réprobos todos aqueles que - embora vendo o sacramento do corpo de Cristo que, pelas palavras do Senhor, se torna santamente presente sobre o altar, sob as espécies de pão e vinho, nas mãos do sacerdote - não olham segundo o espírito e a divindade, nem crêem que se trata verdadeiramente do corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Atesta-o pessoalmente o Altíssimo quando diz:
"Este é o meu corpo e o sangue da nova Aliança" (cf. Mc 14,22); e: "Quem comer a minha carne e beber o meu sangue ter a vida eterna" (cf. Jo 6,55).
Por isso é o Espírito do Senhor, que habita nos seus fiéis quem recebe o santíssimo corpo e sangue do Senhor (cf. Jo 6,62).
Todos aqueles que não participam desse espírito e no entanto ousam comungar, "comem e bebem a sua condenação" (lCor 11,29)." (São Francisco, Admoestações, I)

Tudo isso nos fala da importância da Eucaristia. A instituição da Eucaristia é graça que se medita no 5o mistério luminoso do Rosário. Por ele, Cristo dá a conhecer a presença do eterno no secular. A eucaristia, corpo e sangue verdadeiros de Jesus Cristo, é fato e realidade contra a qual não há como se opor. Repleto de beleza e significado para toda a humanidade, há de ser contemplada a partir de profunda atitude orante.

" a experiência do silêncio e da oração oferece o ambiente adequado para maturar e desenvolver-se um conhecimento mais verdadeiro, aderente e coerente daquele mistério cuja expressão culminante aparece na solene proclamação do evangelista João: « E o Verbo fez-Se carne e habitou no meio de nós; e nós vimos a glória d'Ele, glória que Lhe vem do Pai como a Filho único, cheio de graça e de verdade » (Jo1,14)." (João Paulo II, NOVO MILLENNIO INEUNTE, n. 20)

"é necessário, porém, que os fiéis celebrem a Liturgia com rectidão de espírito, unam a sua mente às palavras que pronunciam" (SACROSANCTUM CONCILIUM, n. 11)

E,  do Catecismo da Igreja Católica: “Orar significa mais escultar que falar. Contemplar significa mais ser olhado que olhar” (Carlo Caretto)


Perante o Santíssimo Sacramento, o Cristão abre seu coração para a fé a partir da oração. Ela pode tomar as mais diversas formas, desde o silêncio até o cântico. Mas tudo deve ser propício ao caminho de Deus. Deve conduzir a um recolhimento de coração e uma profunda meditação que se revele na forma de uma contemplação do divino.


Mais, deve demonstrar um culto não só pela postura individual, mas também da comunidade que se mostra fraterna e alegre pela presença de Deus em seu meio.

Na experiência dada pela fé de que não se está diante de um momento interior ou coletivo, mas que o divino está realmente presente. Está-se diante do Criador, do Santificador e, particularmente, do Redentor do mundo. Que atitude devemos ter diante do Nosso Senhor Jesus Cristo feito carne e sangue? A busca dessa resposta é a postura que devemos adotar na adoração ao Santíssimo Sacramento.

Paz e Bem!

"Assim como Jesus foi o verdadeiro adorador do Pai, façam da oração e da contemplação a alma do próprio ser e do próprio agir. Participem da vida sacramental da Igreja, principalmente da Eucaristia, e se associem à oração litúrgica em uma das formas propostas pela mesma Igreja, revivendo assim os mistérios da vida de Cristo."
(Regra e Vida da OFS, n. 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário