Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nossa Senhora de Fátima - 13 de maio de 2013




Consagrar-se a Maria, é consagrar-se ao Amor de Deus.
Em sendo Cristo Deus tornado homem, Maria é Mãe de Deus. E como somos Igreja, também é nossa mãe.
Se podemos mostar Deus aos outros por nossos atos, Maria mostrou o próprio Cristo em corpo e sangue, dando seqüência à obra da criação, esperançosa de ver a redenção do homem prometida desde o início.
Mas, quando "uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram", Jesus respondeu "Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!" (Lc 11, 27-28).
E é Jesus mesmo que também lembrou "Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam." (Lc 8, 21).
Ora, coube a Maria, na sua divina intercessão pelo sofrimento humano, dizer: "Fazei o que ele vos disser" (Jo 2, 5).
O Cristo não quer um endeusamento das coisas do mundo, do passageiro, mas um firme e fiel cumprimento do seu Amor entre os homens. Uma firme adesão ao exemplo de Maria, carinhosa mãe que vive com o Filho nos céus pelos séculos dos séculos.
E é ao lado da mãe que encontramos o Filho. É lá que podemos encontrá-lo. Tanto quanto a alma vive, ela está com Ele e ele, que passou pela experiência da carne, conhece-lhe profundamente.

Hoje, é 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.
Quando temos carinho por alguém, é costume dar-lhe apelidos, jeitos caseiros de transmitir chamado e amor. Não foi diferente com Maria. Hoje, são incontáveis as denominações que recebe, conforme os lugares que visitou de modo especial.
Quando lembramos das aparições da Nossa Senhora em Fátima, recordamos também os diálogos com os pastorinhos videntes e as maravilhas que por Ela Deus fez.
Em suma, como ficou expresso no "terceiro segredo", foi um pedido de penitência e conversão. "Penitência!", grita o Anjo. (clique aqui para a Mensagem de Fátima)

É de relevo notar que, como símbolo da unidade da Igreja, temos o Papa Francisco, por quem rezamos em todas as missas do mundo, as quais ocorrem a todo instante. E o mesmo foi alçado à cátedra de Pedro num dia 13 (13 de março de 2013), dia piedosamente dedicado a Maria de Fátima.

Enfim, diz o Evangelho do dia na sua primeira leitura (7ª semana da páscoa, segunda-feira):  “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus” (At 19, 4). Eis o mesmo evangelista, Lucas, que registrou os momentos com os quais foi iniciado este texto. Eis a mesma mensagem: devemos convertermo-nos e crer por nossos atos e palavras naquele pelo qual fomo batizados, Jesus.

Paz e Bem!

"Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".


"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, pevo-Vos a conversão dos pobres pecadores”.


(Orações do Anjo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário