No último dia 14 de outubro o Conselho, em nome de toda a Fraternidade, esteve reunido com o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, oportunidade na qual apresentou-se à santa obediência e informou as atividades realizadas pela Fraternidade neste ano e os planos para o triênio.
O acolhimento do sucessor apostólico foi bastante caloroso e afável. Aproveitando para exortar os irmãos a perseverarem na fé e darem exemplo de santidade e comunhão no serviço franciscano, abençoou nossa missão. Pediu que prossigamos cada vez mais empenhados nas atividades da Arquidiocese e ao final ofertou um terço missionário à Fraternidade.
A importância dessa visita advém do que determinam as Constituições Gerais da OFS, no seu artigo 101, item 1:
"Os franciscanos seculares colaborem com os Bispos e sigam as suas orientações, enquanto moderadores do ministério da Palavra e da Liturgia e coordenadores das diversas formas de apostolado na Igreja particular."
O que está em acordo com o artigo 6º da Regra e Vida da OFS, o qual diz que os franciscanos seculares "[...] inspirados por São Francisco e com ele chamados a restaurar a Igreja, empenhem-se em viver em comunhão plena com o Papa, os Bispos e os Sacerdotes, promovendo um confiante e aberto diálogo de fecundidade e de riqueza apostólicas". Pois o principal serviço do franciscano à Igreja é a fidelidade ao seu carisma no estado secular e a vivência "sincera e aberta" da fraternidade (CG 100, 3).
O Seráfico Pai Francisco assim deixou na sua Regra Bulada: “não preguem os irmãos na diocese de algum bispo, quando este lhes tiver proibido” (c. IX).
Portanto, o franciscano secular, chamado por Deus à vida laical, vive essa comunhão com os irmãos que se dedicam, por chamado divino, à vida religiosa, e reconhece nestes os responsáveis por organizar a vida da Igreja e pastorear espiritualmente os fiéis, enquanto responsáveis por trazer até nós o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Carta aos Fiéis, segunda recensão).
Que a comunhão eucarística da Igreja, corpo do Senhor, frutifique em obras de caridade.
Paz e Bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário