Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Visita ao Arcebispo



No último dia 14 de outubro o Conselho, em nome de toda a Fraternidade, esteve reunido com o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, oportunidade na qual apresentou-se à santa obediência e informou as atividades realizadas pela Fraternidade neste ano e os planos para o triênio.

O acolhimento do sucessor apostólico foi bastante caloroso e afável. Aproveitando para exortar os irmãos a perseverarem na fé e darem exemplo de santidade e comunhão no serviço franciscano, abençoou nossa missão. Pediu que prossigamos cada vez mais empenhados nas atividades da Arquidiocese e ao final ofertou um terço missionário à Fraternidade.

A importância dessa visita advém do que determinam as Constituições Gerais da OFS, no seu artigo 101, item 1:
"Os franciscanos seculares colaborem com os Bispos e sigam as suas orientações, enquanto moderadores do ministério da Palavra e da Liturgia e coordenadores das diversas formas de apostolado na Igreja particular."

O que está em acordo com o artigo 6º da Regra e Vida da OFS, o qual diz que os franciscanos seculares "[...] inspirados por São Francisco e com ele chamados a restaurar a Igreja, empenhem-se em viver em comunhão plena com o Papa, os Bispos e os Sacerdotes, promovendo um confiante e aberto diálogo de fecundidade e de riqueza apostólicas". Pois o principal serviço do franciscano à Igreja é a fidelidade ao seu carisma no estado secular e a vivência "sincera e aberta" da fraternidade (CG 100, 3).

O Seráfico Pai Francisco assim deixou na sua Regra Bulada: “não preguem os irmãos na diocese de algum bispo, quando este lhes tiver proibido” (c. IX).

Portanto, o franciscano secular, chamado por Deus à vida laical, vive essa comunhão com os irmãos que se dedicam, por chamado divino, à vida religiosa, e reconhece nestes os responsáveis por organizar a vida da Igreja e pastorear espiritualmente os fiéis, enquanto responsáveis por trazer até nós o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Carta aos Fiéis, segunda recensão).

Que a comunhão eucarística da Igreja, corpo do Senhor, frutifique em obras de caridade.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário