Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 23 de outubro de 2010

Do Evangelho à vida: conversão

"Penintência", diz o Terceiro Segredo de Fátima, ecoando a duplamente milenar mensagem do Cristo que nos chama a seguir o Seu Caminho. Convertei-vos. Adverte Ele que temos de nos comportar como irmãos, sendo compreensivos, antes que chegue o juiz (Lc 12:58) ou eventual morte corporal que nos leve à presença de Deus: "se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo" (Lc 13:3 e segs), em pecado.

Que significa então seguir esse Caminho para a casa do Pai? "Vamos subir à casa do Senhor... Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas" (Sl 121:1-2).

Não é fácil descrever. A alma humana não consegue o alcance de a tudo vislumbrar, e o que vislumbra, por não entender, tem dificuldades de exprimir.

Agostinho sobre o tempo e as palavras disse que compreendia o tempo e o conhecia, podendo falar dele, mas não poderia explicá-lo (Confissões, livro IX, 14). Mas que, como uma criança que aos poucos aprende a se expressar, pode alcançar ao menos o desejo de Deus para sua vida (Livro I, 6,8).

"Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, ela sempre esteve com ele. Ela existe antes de todos os séculos. Quem pode contar os grãos de areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? Quem pode medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundidade do abismo? Quem pode penetrar a sabedoria divina, anterior a tudo?" (Eclesiástico 1:1-3).

Tentar compreender a realidade divina é ligar-se a toda a criação em seus mínimos detalhes. É compreender a grandeza da estrutura atômica do menor grão de areia em uma praia e ao mesmo tempo a razão de ser e origem dos ventos atmosféricos que passam sobre ela.

Mais ainda, é tentar penetrar na alma humana para daí extrair a solidariedade e o amor.

"Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra" (Sabedoria 1:13-14).

A Igreja é essa comunidade de criaturas que cooperam para a salvação. São Paulo tentou descrever esse mistério particularmente em sua carta enviada aos Efésios quando diz que a cada um foi dado um dom diferente, mas proveniente do mesmo Filho. E que somente unindo-os é poderemos vislumbrar o Reino de Deus (c. 4). É como recompor uma peça que está em pedaços para rever sua beleza.

"Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança." (Efésios 4:4).

E o resultado disso, Paulo, que experimentou a prisão das coisas divinas, apenas pôde descrever como:

"Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3:17-19).

Conhecer todas as dimensões celestes, em altura, largura e profundidade. Eis a chegada ao Reino dos Céus, que se deve buscar enquanto no mundo terrestre vivemos.

Mas o próprio São Paulo deixa clara a limitação de suas descrições:

"A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais." (I Coríntios 3:1-2).

A mesma idéia está na Carta aos Hebreus (5:12).

Todo a Bíblia, que é a história da redenção humana, traz uma evolução desde o politeísmo até a descoberta do Deus único, passando pelo gradativo abandono da violência pelos filhos do Pai até a sua abertura a todos os povos.

Nesse caminho não faltaram interpretações exclusivistas e belicosas das mensagens divinas. Pois cada um sempre compreende segundo sua própria realidade. Mas nunca faltaram profetas que condenassem as interpretações equivocadas e os abusos dos poderosos.

O Caminho do Povo de Deus é o caminho da liberdade. Agora numa dimensão não meramente física.

"Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido." (São Lucas 12:2).

E, por ocasiãoda revelação da terceira mensagem de Fátima, manifestou-se o hoje papa Bento XVI, então cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé: "perceber os sinais do tempo significa compreender a urgência da penitência, da conversão, da fé."

E assim foi porque Deus, no grande mistério da vida, deu liberdade aos homens para crescerem assumindo a responsabilidade de seus atos, os quais serão julgados segundo a misericórdia divina e o que fora confiado a cada um.

Pois, a Igreja tem uma missão, "porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir. (...) Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo?" (São Lucas 12:48,57).

Meditemos nas Palavras da Sagrada Escritura e façamos de cada dia um encontro com Deus no próximo para assim nos unirmos cada vez mais à Sua realidade e vontade e não nossa.

Paz e Bem!

"O Senhor descobre seu braço santo aos olhares das nações, e todos os confins da terra verão o triunfo de nosso Deus." (Isaías 52:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário