Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


domingo, 24 de outubro de 2010

Do Evangelho à vida: o verdadeiro culto (i)

O senhor houve a súplica que se dirige à Justiça.

O pobre, o oprimido, é aquele que não tem a quem recorrer diante de uma injustiça. Para quem tudo no mundo está perdido, resta o tudo dos céus.

Quando julgamos que nada mais há a fazer por nós, se estivermos com Deus, é porque tudo está feito. É importante perseverar no caminho do que é certo – sem se deixar levar pela tentação de se achar melhor – e na oração.

Prestar louvores a Deus é nosso dever, mas daí não advém que teremos tudo o que queremos. Antes, estamos a nos comprometer a fazer com que o certo aconteça entre os homens.

“Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem” (Lc 11:13)

“Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. A prece do humilde atravessa as nuvens” (Eclesiástico 35: 20-21)

A oração com confiança a Deus tudo pode. “Subiste ao topo” (Sl 67:19).

A experiência religiosa e prática do povo hebreu assim escreveu para a posteridade:

Provem e vejam como Javé é bom: feliz o homem que nele se abriga. Tema a Javé, povo consagrado a Javé, pois nada falta aos que o temem.” (Sl 34: 9-10)

Temer a Deus é reconhecê-lo como Santo, cujo Reino desejamos e cuja vontade respeitamos na condição de criaturas.

Cristo mostra que a auto exaltação apenas pode conduzir ao pecado (Lc 18:9-14), mas Deus faz justiça àqueles que por ele clamam (Lc 18:7).

“Observar a Lei vale mais do que oferecer sacrifícios, e observar os mandamentos é como oferecer sacrifício de comunhão. O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o sacrifício pelo pecado é afastar-se da injustiça. A oferta do justo alegra o altar, e o perfume dela sobe até o Altíssimo.”

(Eclo 35:1, 3, 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário