Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 29 de março de 2010

Momento Paz e Bem

Olá, caros irmãos em Cristo.
O ser orante que Francisco nos ensina a ser pede uma reflexão diária sobre nossa vida. Para contribuir com esse objetivo, este será nosso pequeno momento de encontro à distância.
Paz e Bem!


Mensagem do Evangelho para hoje
João 12,1-11
Em Betânia, Cristo nos mostra sua misericórdia para com os atos de adoração. Também podemos ver que muitas vezes essa atitude pode sofrer críticas mal intencionadas sob o disfarce de obrigações a cumprir. Os deveres cristãos e o louvor ao Senhor caminham juntos, pois no Filho está toda a afeição do pai.

Via Sacra
A semana santa é um oportuno momento para se refletir acerca das estações da Via Sacra. Assim, nos próximos dias, sugerimos três delas por vez, para meditação de todos.

Primeira Estação – Jesus é condenado à morte
Nossa saúde precisa ser completa e, para isso, é indispensável estar em harmonia consigo mesmo e com os irmãos, na comunhão dos santos. Para que não estejamos em caminho de morte nem estejamos a eliminar de nossa vida os demais ou rejeitar-lhes oportunidade. É preciso aceitar o caminho da purificação para frutificar.

Segunda Estação – Jesus carrega a sua cruz
A cruz que recebemos é aquela que podemos carregar. Isso não significa um caminho livre de tropeços, mas que através dela alcançaremos a eterna alegria. Compreender o modo como as dificuldades do dia-a-dia podem ser a oportunidade para nossa felicidade, e saber que de Deus apenas provém o Bem, é fundamental para carregarmos com fortaleza a nossa cruz.

Terceira Estação – Jesus cai pela primeira vez
O peso da cruz pode enventualmente derrubar. Mas sempre podemos nos levantar. Aceitar nosso estado de vida não significa em resignar-se a uma posição de sofrimento, mas sim que Cristo nos dá o exemplo de que o caminho não termina numa queda; ela apenas faz parte dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário