Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 31 de março de 2010

Da vida ao Evangelho... - casal Nardoni

Recentemente o país teve a oportunidade de acompanhar pela imprensa - rádio, jornais, televisão e internet - o julgamento de um casal pela morte de uma criança.
Não tive acesso ao processo ou participei da sessão de julgamento, como quase todo o país. Mas, pelas informações apresentadas pela mídia, as chances de absolvição dos dois era grande. Não havia provas, apenas indícios. E há muito tempo o bom senso já fez a opção em absolver nessas situações, tantos foram os inocentes condenados. A tese de que a opinião pública os condenou é forte.
Mas rogamos para que tudo tenha corrido como deveria ser.
Todavia, não é isso que preocupa. O que preocupa foram os fogos, as festas, a comemoração, a algazarra, porque dois irmãos vão passar por sofrimentos. E certamente dirão "e ai deles se não sofrerem..."
Numa semana santa, o mínimo que se pode dizer é que, certamente, isso não é cristão.
Logo nós que fomos salvos pelo sofrimento de um inocente. Logo nós que devemos ver a Cristo nos outros.
O sofrimento com a prisão é uma circunstância terrena. Não devemos deixar que ela nos contamine espiritualmente.
Sem analisar a fundo, deixemos por acertado que deveriam ser presos. Mas não podemos transformar a destruição de um núcleo familiar e a morte de uma criança em motivo de festa.
Antes, consternação, pesar e reflexão sobre para onde estamos indo.
Paz e Bem!

PS - as opiniões aqui expressas não representam necessariamente o pensamento dos membros da Fraternidade

Um comentário:

  1. Fabiano, parabéns pela missão que o Senhor lhe confiou, como Ministro da Fraternidade São Francisco de Assis, a mais antiga da Cidade do Natal, e também pela criação deste espaço virtual no qual todos podem beber das fontes franciscanas, pertençam ou não á OFS.
    Seus dons estão postos, de maneira mais específica e forte, agora, ao serviço dos irmãos da referida fraternidade, e rogo a Deus que lhe conceda sabedoria e discernimento para levar a bom termo tão salutar, digno e justo ministério.
    Com relação à condenação do casal Nardoni, temos que levar em consideração o clamor popular que se gerou em torno da morte de uma criança. O povo tem sede e fome e justiça, e nesta aura de impunidade que circunda nosso bom e querido país as massas ficam ainda mais ávidas por uma punição que lhes conforte.
    Se eles são culpados? As evidências mostram que sim, embora se diga não haver provas, complicando para quem não é da área jurídica. Contudo, de uma justiça não se poderá prescindir jamais, a divina.
    Paz e Bem
    Thomas H. Saldanha.

    ResponderExcluir