Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tríduo de Santa Clara - Convento de Santo Antônio


http://conventosantoantonionatalrn.blogspot.com.br/2013/08/triduo-em-honra-santa-clara-09-de-agosto.html

TRÍDUO EM HONRA A SANTA CLARA - 09 de agosto

Verde. 6ª-feira da 18ª Semana Tempo Comum 
Leituras
1ª Leitura - Dt 4,32-40
Salmo - Sl 76,12-13. 14-15. 16.21 (R.12a)
Evangelho - Mt 16,24-28


Bênção de Santa Clara - Introdução
A Legenda de Santa Clara, n. 45, diz que ela “abençoou seus devotos e devotas e implorou a graça de uma ampla bênção sobre todas as senhoras dos mosteiros de pobres, tanto presentes como futuras”. É característico que fale em “devotos e devotas”, porque essa acentuação de masculino e feminino não era comum no seu tempo mas é uma das originalidades mais notáveis da Bênção de Santa Clara que nós conhecemos. Temos diversas variantes do texto, em latim ou na fala medieval dos franceses, dos alemães e dos italianos, ligadas à Carta a Ermentrudes de Bruges, ou a uma das Cartas a Inês de Praga, ou dirigida a todas as Irmãs.

As Clarissas liam essa bênção mais ampla logo após o Testamento, desde séculos. Hoje, com a descoberta do texto da Bênção nos mesmos manuscritos do século XIV em que se teve certeza do Testamento, se acredita que o original, calcado como a bênção de São Francisco no texto do livro dos Números, pode ter sido uma fórmula geral que Clara usou mais de uma vez. Para as Fontes Clarianas, usamos o texto latino e a divisão em versículos da obra de M.F.Becker, J.F.Godet, T.Matura, Claire d’Assise: Écrits (Paris, Les Editions Du Cerf, 1985). Mas para esta versão na Internet revisamos o texto pelas “Fontes Franciscani”.

A bênção complementa os valores originais de Clara já expressos na Forma de Vida e no Testamento.


Bênção de Santa Clara


1 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cfr. Mat 28,19). 
2 O Senhor as abençoe e guarde; 3 mostre-lhes o seu rosto e tenha misericórdia de vocês; 4 volte a sua face para vocês e lhes dê a paz (cfr. Num 6,24-26), a vocês minhas irmãs e filhas, 5 e a todas as outras que vierem e permanecerem em sua comunidade, e a todas as outras, tanto presentes quanto futuras, que perseverarem até o fim nos outros mosteiros das senhoras pobres. 
6 Eu, Clara, serva de Cristo, plantinha do nosso bem-aventurado pai São Francisco, irmã e mãe de vocês e das outras irmãs pobres, embora indigna, 7 rogo a nosso Senhor Jesus Cristo, por sua misericórdia e por intercessão de sua santíssima Mãe Santa Maria, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos de Deus, do nosso bem-aventurado pai Francisco e de todos os santos e santas, 8 que o próprio Pai celeste lhes dê e confirme esta sua santíssima bênção no céu e na terra (cfr. Gn 27,28): 9 na terra, fazendo-as crescer na graça e em virtude entre seus servos e servas na sua Igreja militante; 10 no céu, exaltando-as e glorificando-as na Igreja triunfante entre os seus santos e santas. 
11 E as abençôo em minha vida e depois de minha morte, como posso, com todas as bênçãos 12 com que o Pai das misericórdias (cfr. 2Cor 1,3) abençoou e abençoará seus filhos e filhas no céu (cfr. Ef 1,3) e na terra, 13 e com os quais um pai e uma mãe espiritual abençoaram e abençoarão seus filhos e filhas espirituais. Amém. 
14 Amem sempre as suas almas e as de todas as suas Irmãs, 15 e sejam sempre solícitas na observância do que prometeram a Deus. 
16 O Senhor esteja sempre com vocês (cfr. Lc 1,28; 2Cor 13,11) e oxalá estejam vocês também sempre com Ele. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário