Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Do Evangelho à vida... creiais que eu sou

"Creiais que Eu Sou" (Jo 13:19).

A categórica afirmação do Cristo retoma sua participação na trindade, Naquele que É (Ex 3:14).
Mas essa afirmação divina não se dá isolada. Ele afirma ser o enviado do Pai e rompe com as estruturas ao dizer que o servo não é maior do que seu senhor. Mas ele acabara de se fazer servo ao lavar os pés dos apóstolos.
Ele é enviado do Pai, é o mensageiro do Pai, é o servo.
E o Mestre acabara de se fazer servo.
Mas, mesmo assim, não é maior, ainda que Mestre "e Senhor".
Deus está na plenitude e em cada situação particular. Tudo dá testemunho de sua existência, mas ainda assim não se iguala a Ele.
Como o próprio Cristo afirma em seguida, é preciso primeiro compreender isso, para poder praticar. E o resultado será a felicidade. Ñão uma felicidade momentânea, passageira, mas a felicidade prometida pelo próprio Deus.
Saber ser humilde, servir aos irmãos, é fazer-se esse mensageiro enviado do Pai em nossas pequenas particularidades.
Paz e Bem!

Dia 28 de abril: os primeiros seculares

Leia aqui o post da Fraternidade São Francisco de Assis - Vila Clementino-SP sobre o provável surgimento da OFS com os Bem-Aventurados Luchesio e Buonadonna.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Crise na Igreja?

Andar com fé: http://oteoremadafeira.blogspot.com/search?q=bento+XVI

Deutsche Welle: Política muçulmana defende proibição do crucifixo nas escolas alemãs

26.04.10
Jovem, conservadora e muçulmana: essas são as primeiras características associadas a Aygül Özkan, política da União Democrata Cristã (CDU). A jurista alemã de origem turca assume, em breve, o cargo de secretária de Assuntos Sociais e de Integração do estado da Baixa Saxônia.

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Aygül ÖzkanÖzkan poderia, finalmente, popularizar a CDU entre os eleitores de origem turca ou de crença muçulmana – grupo que tem simpatia por ela, uma política que defende algumas causas dos imigrantes e descendentes de imigrantes.

“Somos da mesma opinião que a secretária; a escola não é lugar de símbolos religiosos”, manifestou Kenan Kolat, líder da comunidade turca na Alemanha. Kolat diz ainda que isso não se aplica apenas ao crucifixo, mas também ao véu muçulmano. “Neste ponto, também estamos de acordo com a secretária.”

Veja mais em

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5509041,00.html

domingo, 25 de abril de 2010

Reunião da Fraternidade


A fraternidade esteve reunida no último domingo, no qual teve a alegria de receber a visita da Fraternidade Santa Maria dos Anjos (Natal-Soledade), iniciando um ciclo de visitas que se deseja seja bem profícuo.

Alguns aspectos administrativos foram ressaltados pelo Conselho, dentre outras providências relacionadas às atividades da Ordem:

- estímulo ao uso do distintivo para identificação entre os irmãos;
- adequação das vestimentas à reunião da fraternidade;
- recebimento dos pedidos daqueles que desejam adquirir o novo devocionário;
- estabelecimento do primeiro domingo do mês para reunião de formação permanente;
- acolhida aos iniciantes;
- apoio às atividades da Festa de Santo Antônio, realizadas pelo Convento.

Na oportunidade foi feita uma palestra acerca da Campanha da Fraternidade Ecumênica, "Economia e Vida: vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro", pelo reverendo anglicano Gecionny Pinto, indicado pela arquidiocese - um exemplo de ecumenismo a serviço de Cristo.

Do Evangelho à vida...

Jo 10:30
"Eu e o Pai somos um."
Por isso, os que foram salvos estão "diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite" (Ap 7:15). Antes do registro da afirmação unitária de Cristo feito por João, a sabedoria espiritual judaica já afirmara: "Ele nos fez e a ele pertencemos, somos seu povo e ovelhas do seu rebanho" (Sl 99:3). Por isso Cristo ensina que o Pai lhe "deu estas ovelhas"(Jo 10:29) e que "ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai" (Jo 6:44).
Pelos profetas, já fora dito: "Eles serão o meu povo e eu serei o Deus deles, se eles se converterem para mim de todo o coração" (Jr 24:7; assim também em Gn 17:8; Ex 6:7 e 29:45-46; Jr 7:21, 11:4 e 30:22; Br 2:35; Ez 11:20 e 14:11; Zc 8:8).
E este povo obtém sua condição de filho a partir de uma conversão interior. Algo que não depende da origem, idade ou povo. O essencial é alcançar esse profundo sentimento de adoração a Deus e a fé no Filho.
Estejamos atentos para fazermos de cada ato nosso o reconhecimento da presença de Deus em nossas vidas, como um rebanho que segue os passos de seu pastor, sem se desviar do caminho.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Do Evangelho à vida...



"A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía" (At 4:32).
Meditemos nesse relato de Lucas. Um relato pleno de admiração pelas coisas do alto, pelo grande poder que o Santo Espírito tem e pelo que pode fazer o homem quando se dedica ao projeto de Deus.
Nasçamos de novo. Mas nasçamos do alto. Pois, o "vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai." (Jo 3:8) Deixemo-nos levar por esse vento (pneuma), sintamo-lo. Deixemos o Espírito agir em nós e não nos preocupemos para onde nos levará, pois sabemos que será para o lado de Deus Pai, onde ele estiver.
Amém, Paz e Bem!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Visita fraterna



Iniciando as atividades do Conselho, nesse 2º domingo da Páscoa visitamos a Fraternidade Santa Maria dos Anjos em Soledade. Foi um momento de muita alegria e partilha de planos para o ano em curso. O desejo é de integrar mais as fraternidades tanto em ações de serviço à sociedade, como no SEI e nas datas próprias de cada uma.
Após, houve reunião do Conselho para definir o calendário de atividades para o ano, regada por muita paz, compromisso e participação de todos. Que Deus continue a nos iluminar nesta missão. Paz e Bem!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Nova Vida (Jo 21,1-14)

Cristo está vivo e torna a nos chamar. É preciso reiniciar nossa missão. Isso acontece de diversas formas. Não devemos ficar a nos perguntar "será que é o Senhor". Reconhecemo-lo pela fé, por nossa intuição, e pelos seus atos.
Para nós, Ele tudo prepara e nos acolhe. Aceitemos o convite, lancemo-nos ao seu encontro, continuemos as obras conforme seus pedidos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Jesus e os discípulos de Emaús (Lc 24,13-35)


Arde-nos o coração quando Jesus caminha conosco e meditamos nas Escrituras. Muitas vezes somos cegos para sua presença. Mas é preciso ter fé em sua ressurreição. Quantas vezes apenas vemos sua ação quando muito já caminhamos... Apenas quando Ele termina de serzir os rasgos de nossas vidas é que podemos contemplar sua obra completa. Até lá, é preciso fé, confiança na Sua Vida. Vida nova a todos.

sábado, 3 de abril de 2010

Reunião Distrital


Hoje, 03 de abril de 2010, esteve reunido o Distrito Natal da Regional Nordeste B1 (PB/RN), no Convento de Santo Antônio, oportunidade na qual foram discutidos diversos assuntos de interesse das fraternidades. Notadamente, foram traçadas as prioridades para a formação e debatida a importância da Juventude Franciscana. Os novos conselhos foram apresentados na ocasião.

Capítulo Eletivo - novo Conselho Local



Em 21 de março último, após missa celebrada pelo Assistente Espiritual, Frei Romildo, no Convento de Santo Antônio, a fraternidade deu seqüência a sua reunião em Capítulo Eletivo, com a escolha do novo Conselho para o triênio 2010/2012, que ficou composto da seguinte forma:






MINISTRO: Fabiano André de Souza Mendonça
VICE-MINISTRO: Luiz Carlos Ferreira do Nascimento
SECRETÁRIA: Marise de Vasconcelos Iglesias
TESOUREIRA: Adriana Sousa de Araújo
MESTRA DE FORMAÇÃO: Maria Verônica Avelino

S.E.I. : Elenira Pereira Souto Moura
COODHJUPIC: Deusdedith Rodrigues de Oliveira

CONSELHO FISCAL
TITULARES: Ana Eleida Gomes da Silva, Mabel de Lima França e Nelina de Sousa Marques
SUPLENTES: Arismar Rocha de Andrade, Elisabete de Azêvedo Rocha e Antônia Brito de Oliveira

Via Sacra - trechos finais





Pedindo desculpas pela não postagem ontem da via sacra, seguem abaixo os trechos finais, que completam nossa reflexão pascal.

Décima Estação - Jesus é despojado de suas vestes
Despir-se dos bens materiais, como literalmente fez Francisco, ou deixar-se humildemente despir, suportando as injustiças – em nome de Deus – é um ato que conduz à desejada santidade. Mas aqui inicia o sofrimento final imposto a Cristo. E quantas vezes nós não despimos ou deixamos despidos os irmãos? Se isso ocorre, deixamos de ver ao Cristo no outro.

Décima Primeira Estação - Jesus é pregado na cruz
A cruz, símbolo predito da nossa salvação, abre espaço para união entre o céu e a terra. Símbolo da dor e da alegria eterna, do sofrimento injusto e da busca de Justiça. Jesus tornou-a o símbolo maior de nosso caminho. É a cruz, com a tristeza do que nela foi feita, que tantas vezes carregamos à mostra em nosso peito. Deve servir para lembrar-nos de nossa missão profética e para que não venhamos a praticar atos que afastem Jesus de nós.

Décima Segunda Estação - Jesus morre na Cruz
A morte de Jesus inicia a vitória de toda a humanidade sobre o pecado. Se o Pai ouve no sofrimento o nosso clamor, tanto mais o de seu Filho Amado. Morto para o mundo, mas eternamente vivo, é a redenção buscada. Acima de tudo, é o motivo maior para confiar na salvação e na capacidade de vencer as dificuldades, pois, não há mais obstáculos.

Décima Terceira Estação - Jesus é retirado da Cruz
Nos momentos de tristeza, sempre podemos contar com a ajuda e o apoio dos irmãos, de nossa família, da mãe santíssima. Também podemos ver a importância de manter a esperança, através da perseverança e continuidade dos atos que são importantes e valorosos para continuar a vida.

Décima Quarta Estação - Jesus é sepultado
A morte de Jesus parece ter silenciado o mundo, mas é um momento de preparação. Para quem seguiu a cruz até aqui, é o momento de já não ter o peso nos ombros. No sepulcro, devemos deitar nossas preocupações mortais e nos preparar para a verdadeira alegria.


Décima Quinta Estação - A Ressurreição
A alegria está completa. Aleluia! As promessas se realizam na verdade de Deus. Com Cristo, cada um de nós tem a certeza do renascimento. Ele é Vida, Ele é a nossa Vida. E assim, não renasce Cristo apenas para depois tornar a morrer. Pela Paixão, Morte e Ressurreição do Cordeiro de Deus, alcança-se a vitória sobre o pecado e uma vida incorruptível, abençoada e longe das dificuldades que um dia caracterizaram uma existência limitada. É a grande transformação, mudança, que a penitência quaresmal renova em nossas vidas.


Boa Páscoa!

Novena da divina misericórdia

Em preparação à festa da divina misericórdia, hoje é o dia ideal para se iniciar a novena específica. Ver mais em www.cancaonova.com/portal/canais/especial/misericordia/novena.php