Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 3 de abril de 2010

Via Sacra - trechos finais





Pedindo desculpas pela não postagem ontem da via sacra, seguem abaixo os trechos finais, que completam nossa reflexão pascal.

Décima Estação - Jesus é despojado de suas vestes
Despir-se dos bens materiais, como literalmente fez Francisco, ou deixar-se humildemente despir, suportando as injustiças – em nome de Deus – é um ato que conduz à desejada santidade. Mas aqui inicia o sofrimento final imposto a Cristo. E quantas vezes nós não despimos ou deixamos despidos os irmãos? Se isso ocorre, deixamos de ver ao Cristo no outro.

Décima Primeira Estação - Jesus é pregado na cruz
A cruz, símbolo predito da nossa salvação, abre espaço para união entre o céu e a terra. Símbolo da dor e da alegria eterna, do sofrimento injusto e da busca de Justiça. Jesus tornou-a o símbolo maior de nosso caminho. É a cruz, com a tristeza do que nela foi feita, que tantas vezes carregamos à mostra em nosso peito. Deve servir para lembrar-nos de nossa missão profética e para que não venhamos a praticar atos que afastem Jesus de nós.

Décima Segunda Estação - Jesus morre na Cruz
A morte de Jesus inicia a vitória de toda a humanidade sobre o pecado. Se o Pai ouve no sofrimento o nosso clamor, tanto mais o de seu Filho Amado. Morto para o mundo, mas eternamente vivo, é a redenção buscada. Acima de tudo, é o motivo maior para confiar na salvação e na capacidade de vencer as dificuldades, pois, não há mais obstáculos.

Décima Terceira Estação - Jesus é retirado da Cruz
Nos momentos de tristeza, sempre podemos contar com a ajuda e o apoio dos irmãos, de nossa família, da mãe santíssima. Também podemos ver a importância de manter a esperança, através da perseverança e continuidade dos atos que são importantes e valorosos para continuar a vida.

Décima Quarta Estação - Jesus é sepultado
A morte de Jesus parece ter silenciado o mundo, mas é um momento de preparação. Para quem seguiu a cruz até aqui, é o momento de já não ter o peso nos ombros. No sepulcro, devemos deitar nossas preocupações mortais e nos preparar para a verdadeira alegria.


Décima Quinta Estação - A Ressurreição
A alegria está completa. Aleluia! As promessas se realizam na verdade de Deus. Com Cristo, cada um de nós tem a certeza do renascimento. Ele é Vida, Ele é a nossa Vida. E assim, não renasce Cristo apenas para depois tornar a morrer. Pela Paixão, Morte e Ressurreição do Cordeiro de Deus, alcança-se a vitória sobre o pecado e uma vida incorruptível, abençoada e longe das dificuldades que um dia caracterizaram uma existência limitada. É a grande transformação, mudança, que a penitência quaresmal renova em nossas vidas.


Boa Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário