Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Visitação de Nossa Senhora


Termina o mês de maio.
A Nossa Senhora reflete na Terra toda a grandeza do amor divino. Que sensação pode ser mais profunda do que se sentir acariciado pela mãe de Deus? Que emoção mais intensa do que sentir-se ao seu lado? Ela é a mãe a quem o Filho dedica toda a atenção.

Maior que tal alegria, apenas há a participação no mistério da Trindade, comemorado nesse final de semana.

Hoje, lembramos a visitação de Maria Santíssima e do Filho a Santa Isabel e ao então concebido João Batista.

"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" (Lc 1:42)

A isso respondeu Maria: "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador" (Lc 1:46-47).

Façamos como Maria: caminhemos levando Jesus conosco em nosso serviço fraterno. Reconheçamos Deus como única fonte de salvação. E nunca cessemos de ter um amor intenso pela mãe santíssima sempre disposta a nos ajudar.
"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!"

Paz e Bem!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Do Evangelho à vida... - ser Um

(Chris Cheadle/All photos)



João 17,20-26
"Para que todos sejam um"
Para que todos sejam um, é preciso darmos seqüência às palavras do Cristo.
Cumprindo para com essa missão, o Pai estará em nós e em nossas ações. Assim, revelaremos Jesus ao mundo.
"Para que todos sejam um"
Assim, o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, acompanhar-nos-á por onde formos.
Paz e Bem!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Santo Ivo - 19 de maio

Hoje é dia de Santo Ivo, franciscano secular, posteriormente ordenado. Patrono dos juristas e dos desamparados.
Santo Ivo, rogai por nós.
http://vida.de.santos.vilabol.uol.com.br/ivo.html

Do Evangelho à vida: o mundo de Deus

O Cristo, dando-nos exemplo, exorta-nos a pedirmos a proteção do Pai.
Só assim, estando com o Pai, nossa alegria será completa.

Próximo à paixão, Jesus nos entrega também à guarda do Pai. Assim, quem está com o Pai, não é do mundo.

Mas essa guarda não nos retira do mundo. A guarda do Pai é contra o mal, para que possamos prosseguir a divulgar sua palavra. O verbo veio ao mundo, e ele é a verdade.´

Há algo que não é do mundo que deve ser buscado.

E essa continuidade, do mundo da verdade, ao mundo em que vivemos, é feita pelo envio daqueles que estão guardados pelo Pai.

Paz e Bem!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Programação para junho

A fraternidade, reunida na data de ontem, após fazer as reflexões iniciais sobre a regra e vida, foi convidada a fazer-se presente na Festa de Santo Antônio, a ocorrer no convento, no período de 1º a 13 de junho.
Particularmente, no dia 06, que será o dia da OFS na Festa. É muito importante que todos compareçam devidamente fardados.
À tarde, haverá o bingo da festa (15h). E como à noite haverá a missa, onde seremos os noiteiros, e a fraternidade deve estar toda presente, não haverá a reunião pela manhã. É importante que os irmãos repassem essa informação aos que não estavam presentes.
No dia 20, será realizado retiro, com Frei Romildo, na casa em Macaíba-RN. Haverá uma taxa de R$ 20,00 por pessoa, além do valor referente à alimentação, que será informado por ocasião da festa.
Quem solicitou o devocionário poderá levar o valor a partir da festa.
Paz e Bem!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nossa Senhora de Fátima

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e Vos amo. Peço perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Assim foi a primeira oração ensinada aos pequenos pastores em Portugal.
E o dia 13 de maio tem para mim significado particular. É um dia de muitos fatos importantes em minha vida.
A experiência de estar no local das aparições, na capelinha das aparições beira o indescritível.
A experiência do divino ao lado da nossa Mãe é infinitamente bela.
Que o eco das mensagens de Fátima continue a nos inspirar a uma vida de conversão.
Paz e Bem!
Fabiano Mendonça, ofs

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das mães

A data reveste-se de especial significado para a Igreja não só por ser uma oportunidade de comemorar aquela que nos carregou no ventre, mas também por lembrar Maria, mãe da Igreja, reflexo máximo do amor de Deus nas suas criaturas.
Bem se sabe que não se precisa de datas. O amor por quem participa do projeto divino de vida é constante. Mas agrada ter um momento específico para lembrar e reservar forças para demonstrar isso de modo mais expressivo.
A fraternidade irá festejar a efeméride na sua próxima reunião; até lá, oremos pelas mães. As as biológicas, as adotantes, as escolhidas, as de coração, as do mundo.
Paz e Bem!

Reunião do Conselho

Está agendada reunião do Conselho para hoje à noite, às 18h.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Unidade divina e os dons de Deus



Cristo já dissera que Ele era aquele a quem chamava de Pai, e destes eram as palavras que proferia (Jo 14:10). Mais, quem Nele cresse, ou seja, quem o visse com os olhos do Espírito, poderia fazer também obras em nome do Pai. "Ele" prometeu fazer tudo aquilo que, em seu nome, fosse pedido ao Pai, para que este fosse glorificado no Filho (Jo 14:13).

Mas foi preciso retomar a afirmação, agora de modo mais didático: é como uma videira e seus ramos (Jo 15:1-8). Estes (nós) precisam estar na videira (Cristo), para frutificar. O agricultor (Pai) cuida para que assim seja, mantendo fixos a Cristo aqueles ramos que frutificam (Ele não perderá aquele que o Pai Lhe entregou).

E a Palavra - que provém do Pai através do Filho - limpa o ramo para que esteja apto a sua missão.

E Ele explica: "Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu pai é glorificado: que deis muito fruto e vos tornei meus discípulos." (Jo 15:7-8).

Então, passamos a compreender melhor.

O fato de ser feito o que pedimos repercute na glorificação do Pai. E esta glorificação é darmos fruto. Frutos do Pai.

E damos fruto ao mesmo que tempo em que somos discípulos do Filho. Daí o Pai ser glorificado no Filho. E esses frutos são as boas obras.

Pois todo o bem dele provém. Portanto, ao fazermos boas obras, em união com os mandamentos de Cristo (amando a Deus sobre todas as coisas e vendo-o no próximo), fazemos com que as graças divinas cheguem à Terra através de nós. Como os ramos de uma parreira fazem a seiva chegar à uva.

E nenhum desejo é maior, para aquele que logra estar em união com Deus e com o outro, do que ver a bondade ser praticada. Tudo que de verdadeiramente bom no íntimo desejarmos será tornado realidade. Tudo o que então pedirmos ao Pai em nome dos ensinamentos do Cristo, em nome deste e do que ensinou sobre viver em comunhão com os irmãos na Terra servindo ao Pai, já é uma realidade.

Através de nós jorrarão, frutificarão, boas obras; mas uma em cada ramo, cada uva proporcionando seu pequeno sabor e sem se confundir com a que está ao seu lado.

Não esqueçamos jamais: "Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu pai é glorificado: que deis muito fruto e vos tornei meus discípulos".

Paz e Bem!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Links franciscanos

Estamos sempre atualizando, na lateral direita do Blog, uma relação de sites e blogs onde pode ser encontrado conteúdo franciscano na internet. Assim, cresce nossa fraternidade virtual, conhecemos as diferentes vivências e aprofundamos cada vez mais nosso conhecimento sobre o Cristo.

sábado, 1 de maio de 2010

1º de maio - São José Operário

Fonte: Santo do Dia, canção nova (www.cancaonova.com)

A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo Trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da eqüitativa repartição de direitos e deveres." São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).São José Operário, rogai por nós!