Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


domingo, 8 de janeiro de 2017



Hoje é a festa da EPIFANIA DO SENHOR
Epifania é uma palavra de origem grega que transmite a ideia de uma revelação ou inspiração especial com natureza divina. No calendário litúrgico católico romano é celebrada, como festa religiosa, no Domingo após o primeiro de Janeiro.
Como, em 2017, o 1° de Janeiro, dedicado à solenidade de Maria, Mãe de Deus, foi em um domingo, então a solenidade da Epifania dar-se-á no segundo domingo. E, por circunstâncias do calendário gregoriano e para organizar as meditações da Páscoa anual dos cristãos, que tem o inestimável auxílio do calendário litúrgico, a festa do Batismo de Jesus - na qual se relembra a Epifania a S. João Batista - será na segunda-feira seguinte (09), por a solenidade que a precede ocorrer em dia 07 ou 08.
Todas essa detalhada organização celebrativa traz para nós, católicos, um conjunto de leituras e orações diárias, reflexões e ações específicas, de caráter místico, litúrgico e prático que estão incluídas no TEMPO DO NATAL, o qual teve início no dia 24 de dezembro e se prolonga até o Batismo de Jesus.
Hoje, também conhecido como SANTOS REIS, contemplamos um dos grandes mistérios da nossa fé: a ENCARNAÇÃO DE CRISTO, a força da Palavra divina que se faz carne. Mas de um modo especial, não apenas seu "nascimento" para o mundo, mas o especial recolhimento de coração que, por ação do Espírito Santo, revela ali a presença de Deus humanado. A fé que no ser humano Jesus de Nazaré está o próprio Criador de tudo.
E o símbolo, o sinal, está não apenas na natureza, na estrela de Belém, ou em acontecimentos maravilhosos como o coro de anjos, ou na realização de profecias, mas no discernimento humano de três "reis magos" que se dispõem a submeter sua realeza e realidade mundanas (do mundo) ao que é maior e eterno.
Por eles, aprendemos que é preciso meditar nas coisas do alto, aplicarmo-nos a distinguir o que é de Deus e dar-Lhe o que de melhor temos. Isso é parte dos ensinamentos do Natal. Nesse caminho, Deus acompanhar-nos-á e Dirá o que devemos fazer em prol do crescimento do Seu Reino em nós e no próximo.
Por outro lado, vemos a junção da simplicidade de um nascimento em uma manjedoura, que tanto impactou Francisco de Assis, com a oferta de preciosidades da Terra (ouro, incenso e mirra). Mesmo sem buscar simbologias, com a beleza e ensinamento valioso que contêm, vemos que Deus quer nosso coração, não nossa riqueza ou pobreza material. Estas são caminhos do mundo para cada um, em seus desafios, aprender a trilhar e não deixar que afastem de Deus, do próximo, da família, do oprimido e da Fraternidade universal.
Paz e Bem!
Feliz Natal!

"A estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram." (Mt 2, 9-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário