Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Honorificência pontifícia com o título de monsenhor atribuível só a padres com 65 anos

De News.va. Clique: Honorificência pontifícia com o título de monsenhor atribuível só a padres com 65 anos

A propósito dos “títulos eclesiásticos” e da designação de “monsenhor”, a Secretaria de Estado da Santa Sé enviou uma circular às Nunciaturas Apostólicas para que informem os episcopados que^, de agora em diante, nas dioceses, o único “título eclesiástico” honorífico que será concedido (e a que corresponde o título de “monsenhor”) é o de “Capelão de Sua Santidade” e será atribuído apenas a sacerdotes que tenham completado 65 anos de idade.
A norma não tem efeitos retroactivos. Quem recebeu anteriormente este título, conserva-o.Como fizeram justamente notar alguns comentadores, já Paulo VI, em 1968, tinha reduzido a três os títulos eclesiásticos honoríficos. A decisão do Papa Francisco coloca-se na mesma linha, como ulterior simplificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário