75 ANOS DA OFS, NESTE 06 DE MARÇO 2013 - DIA DE SANTA ROSA DE VITERBO
Missa de Ação de Graças às 18h30min na Igreja do Galo/Convento de Santo Antônio
Tendo por fundador São Francisco de Assis, a Ordem Franciscana Secular – OFS tem origem no século XIII (memorialepropositi, do Papa Gregório IX, em 1221) e já foi denominada de Ordem da Penitência e Ordem Terceira de São Francisco.
A OFS é estruturada a partir de Fraternidades e compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS.
A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade, começou com as missões pregadas por Frei Damião de Bozzano e Frei Cipriano de Ponteccio OFM Capuchinho, que teriam fundado uma Ordem Terceira de São Francisco na Igreja de Santa Terezinha e nomeado a irmã Maria Galvão de Carvalho como Ministra. No entanto, essa Fraternidade não prosperou. Posteriormente, o Frei Bento de Terrinca foi nomeado Guardião do Convento Santo Antônio e aí fundou a Ordem Terceira, que foi ereta canonicamente aos 06 de março de 1938, e é parte integrante da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS do Brasil).
Blog destinado à espiritualidade franciscana e divulgação das atividades da Fraternidade OFS São Francisco de Assis, em Natal-RN-Brasil
Franciscanos Seculares em Natal
Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.
Páginas
Levar o Evangelho à Vida
"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário