Santo Francisco, filho da cidade de Assis, roga a Deus por nós. Roga para que saibamos mantermo-nos unidos ao Pai como vós nos ensinaste!
Desde os primórdios, as comunidades cristãs rememoram seus líderes, seus mártires, seus exemplos de vida, tal qual amamos uma pessoa querida de nosso laço familiar.
Assim são as fraternidades franciscanas: cristãos irmanados seguindo o exemplo de seu fundador. Um exemplo de serviço ao Pai e de amor ao próximo.
Admirar Francisco hoje vai além dos limites da própria Igreja que ele tanto amou, louvou, defendeu e reconstruiu. Seu louco jeito apaixonante de ser continua a despertar multidões. Sentir o perfume de suas palavras, a doçura e mansidão dos seus atos, o carinho para com o próximo, ainda que este repudiasse sua presença, é uma lição que embevece a alma com beleza.
O Beato João Paulo II muito insistiu em observarmos os exemplos de Francisco para, com ele, aprendermos a atualizar os passos de Cristo e continuarmos a segui-Lo neste mundo. Sejamos missionários de uma santa pobreza e simplicidade, vendo o outro com os olhos do Senhor.