Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Santa Clara, 11 de agosto


Co-fundadora da Ordem Franciscana, Clara de Assis resplandece sobre seus filhos e filhas tomados pelo gracioso carisma que emana de sua forma de vida.

Da wikipedia:
"Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.
Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Noutra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.
Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão."

Santa Clara, rogai por nós!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Missão em Ceará-Mirim e Festa de Santa Maria



Participando do ideal de maior integração das Fraternidades de nosso Distrito, estes dias registram dois fatos de grande importância em nossa caminhada Franciscana.



No domingo, 1º/08, houve na Matriz de Ceará-Mirim-RN o encerramento da Missão Franciscana com os Frades Menores naquela cidade, com ativa participação da Fraternidade Nossa Senhora da Conceição.



Chegamos de surpresa e fomos maravilhosamente, com muita alegria, recebidos e acolhidos para em seguida, numa grande UNIÃO FRATERNA participarmos da procissão com o Santíssimo pelas ruas da cidade e da missa de encerramento com pregação de Frei Aquino.


(detalhe da procissão em Ceará-Mirim)



E ontem (02/08), Festa de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, com a participação da Fraternidade Santa Maria dos Anjos, foi rezado o terço franciscano na sede da Ordem. Em seguida, saímos em procissão com a imagem de Santa Maria dos Anjos pelas ruas até o Convento de Santo Antônio, onde foi celebrada a missa. Após, a imagem retornou novamente em procissão, ainda que com chuva, à sede.

Na mesma oportunidade, foi comemorado o 14º aniversário da ordenação sacerdotal de Frei Romildo, nosso assistente espiritual. A belíssima celebração foi presidida pelo aniversariante e co-celebrada pelo guardião, Frei João, e também os Freis Magnus - no aguardo de sua ordenação episcopal, Marcelino e Sonival.

Rogamos a Santa Maria dos Anjos, advogada da Ordem, que receba a humilde oferenda de seus filhos, como sacrifício para sua honra e veneração.