Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


terça-feira, 25 de agosto de 2015

25 de agosto: São Luís, copadroeiro da OFS

(imagem de São Luís em altar lateral na Igreja de Santo António à Sé, em Lisboa)

Luís (1214-1270), contemporâneo de Francisco (1182aprox.-1226) e de Antônio (1191aprox.-1231, reinou em França com o título de Luís IX, de 1226 a 1270, em um período bastante conturbado da história. Seu pai, Luís VIII, já herdara do seu avô, o rei Filipe Augusto, a cruzada albigense contra os cátaros, a qual, sob protestos do papa Inocêncio III, gerou crueldades e inúmeras interferências por interesses políticos e econômicos. Era primo dos reis portugueses Sancho II e Afonso III, além de parente de diversos outros monarcas. Assumiu efetivamente o trono francês com a maioridade em 1234, já com a França pacificada. Casou com Marguerite de Provence e teve onze filhos, um dos quais o sucedeu no trono como Filipe III e foi o responsável por levar seus restos a Saint-Denis em humilde cortejo.
Conhecido por sua religiosidade e sentimento de Justiça, representa bem o pensamento religioso e piedoso de sua época. Incentivou as artes e a cultura. Era bastante querido pelo povo e grande praticante da caridade e do serviço ao próximo. Franciscano secular (penitente), adquiriu ao imperador Balduíno II, de Constantinopla, a relíquia da coroa de espinhos, conservada na “Santa Capela” que mandou erigir em Paris especialmente para essa finalidade; além de relíquias da cruz de Cristo. A capela fica próxima à catedral de Notre-Dame, que as guarda desde 1806, e as relíquias são veneradas às primeiras sextas-feiras e nas sextas da quaresma e da semana santa (clique aqui para detalhes).
Organizou a sétima cruzada, como parte de promessa pela recuperação da saúde, para retomar o Santo Sepulcro. Após dar início à oitava cruzada, faleceu de maneira humilde no dia 25 de agosto de 1270, em Túnis, vítima provavelmente de uma disenteria por infecção. Seu corpo foi mantido em Túnis (entranhas, em razão do processo para transporte dos ossos), Palermo (coração) e Saint-Denis (corpo desaparecido, mas recuperado parcialmente). Hoje, a Igreja de “São Luís na Ilha” mantém relíquias suas.

Foi canonizado em 1297 pelo papa Bonifácio VII, como “São Luís de França”. É copadroeiro da Ordem Franciscana Secular, com Santa Isabel da Hungria. Em 2014 completaram-se 800 anos de seu nascimento.

São Luís, rogai do céu por nós, para que saibamos ser dignos gestores dos bens para Deus, zelosos por nossa fé, humildes servos e saibamos educar nossos filhos para o caminho de Cristo.

Paz e Bem!


(Paróquia de São-Luís-em-Ilha, Paris)

Testamento de São Luís

Caro filho, antes de tudo começo por ensinar-te a amar o Senhor, teu Deus, com todo o coração, com todas as tuas forças, porque sem isso ninguém tem valor.

Filho, deves evitar tudo quando sabes desagradar a Deus, quer dizer, o pecado mortal, de tal forma que prefiras ser atormentado por toda sorte de martírios a cometer um pecado mortal.

Ademais, se o Senhor permitir que te advenha alguma tribulação, deves suportá-la com serenidade e ação de graças. Considera suceder tal coisa em teu proveito e que, talvez, a tenhas merecido. Além disso, se o Senhor te conceder a prosperidade, tens de agradecer-lhe humildemente, tomando cuidado para que nesta circunstância não te tornes pior, por vanglória ou outro modo qualquer, porque não deves ir contra Deus ou ofendê-lo valendo-se de seus dons.
Ouve com boa disposição e piedade o ofício da Igreja e enquanto estiveres no templo, cuida de não vagueares os olhos ao redor, de não falar sem necessidade, mas roga ao Senhor devotamente quer pelos lábios quer pelo coração.

Guarda um coração compassivo para com os pobres, infelizes e aflitos e, quando puderes, auxilia-os e consola-os. Por todos os benefícios que te foram dados por Deus, rende-lhe graças para te tornares digno de receberes maiores. Em relação a teus súditos, sê justo até ao extremo da justiça sem de te desviares para a direita nem para  esquerda: e põe-te sempre de preferência da parte do pobre mais do que do rico, até estares bem certo da verdade. Procura com empenho que todos os seus súditos sejam protegidos  pela justiça e pela paz, principalmente as pessoas eclesiásticas e religiosas.

Sê delicado e obediente  à nossa mãe, a Igreja Romana, ao Sumo Pontífice, como pai espiritual.  Esforça-te por remover de teu país todo pecado, sobretudo o das blasfêmia e da heresia.

Ó filho muito amado, dou-te enfim, toda bênção que um pai pode dar a um filho; e toda a Trindade e todos os santos te guardem do mal. Que o Senhor conceda a graça de fazer sua vontade de forma a ser servido e honrado por ti. E assim depois desta vida, iremos juntos vê-lo, amá-lo, louvá-lo sem fim. Amém.

Fonte do Testamento: OFS Rio Comprido


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Errata

Peço desculpas por postagem anterior que foi enviada aos que recebem os comunicados deste Blog, a qual se deveu a equívoco no seu direcionamento.
Fabiano Mendonça, ofs

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Transfigurar-se com Cristo


Ao lembrarmos da transfiguração de Cristo, quando "suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar" (Mc 9:3) e seu aspecto indizível, de modo que "ultrapassa a nossa imaginação e o nosso entendimento" (CIC 1000), podemos ser levados a nos concentrar em diversos aspectos.

A própria palavra figura, confunde-se parcialmente com forma, em sua etimologia latina. Assim, transfigurar guarda relação com transformar, e desfigurar com deformar. De início, portanto, Cristo faz o que para nós é impossível: transforma-se. Portanto, convida indiretamente a fugirmos de tudo que deforma nosso caminho de santidade, que se encontra no alto de um monte (Mc 9:2).

Por outro lado, devemos ter cuidado com nossos impulsos e ouvir primeiro ("Escutai o que Ele diz", falou o Pai; Mc 9:7). Caso contrário, sem essa subida acompanhada do momento de ouvir, apenas faremos ações desordenadas, seremos tomados de medo ou de paixões inconsequentes.

Mas Moisés e Elias, toda a história, é confirmada em Cristo. É preciso saber que desceremos da alta montanha para a vida que temos, é preciso saber que há o momento certo para ouvir e, apenas após, caminharmos com Cristo no momento certo.


Paz e Bem!


“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”
(Mt 16:25)

PROFISSÃO



No último 2 de agosto, no Convento de Santo Antônio, Natal (Igreja do Galo), a Fraternidade São Francisco de Assis teve a alegria de receber como membros permanentes quatro novos irmãos. Foi o dia da profissão perpétua dos novos franciscanos que, aos pés do altar, oferecendo sua vida à pregação do Evangelho, fizeram suas promessas sagradas a Cristo.

Ali, Adriano, Antônio, Larissa e Sésiom renovaram seu batismo e abraçaram a REGRA e VIDA da ORDEM FRANCISCANA SECULAR diante da Eucaristia e rogamos a graça divina e o auxílio de Maria Santíssima para que os guie no caminho da santidade.






Paz e Bem!



“Onipotente, eterno, justo e misericordioso Deus, dá a nós, miseráveis, fazer, por ti mesmo, o que sabemos que tu queres, e sempre querer o que te apraz, para que, interiormente purificados, interiormente iluminados, e acesos no fogo do santo espírito, possamos seguir os vestígios de teu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e chegar só por tua graça a ti, Altíssimo, que na Trindade perfeita e na Unidade simples vives e reinas e és glorificado, Deus onipotente, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

(São Francisco, Carta a toda a Ordem)