Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


terça-feira, 26 de maio de 2015

Doar-se a Deus



Tu és minha vida, Senhor, minha Paz, meu Tudo! Oferecer cada dia, cada ato é fonte da alegria mais pura. “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna" (Mc 10, 29-30). A oferta da vida a serviço de Cristo, na família, no mundo, na Igreja, não é tirada de mim, é o retorno ao mais profundo tesouro que podemos encontrar!

Paz e Bem!

“O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. […] Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses". (Eclo 35, 5, 11-12)

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Como levar o Amor ao próximo




O Amor cristão é um amor que frutifica. E esse fruto surge quando levamos o Amor e a Paz ao mundo. Abraçar o outro, testemunhar a Cristo onde estivermos e com a sabedoria do Espírito. Esse é o caminho da  verdadeira felicidade!

Paz e Bem!

“Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma” (At 23, 11)

“Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio.” (Sl 15, 1)

“ Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: ‘Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles’”. (Jo 17, 20-26)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O que ouvimos na Quaresma


Como forma de colaborar com a conversão diária do cristão, as reflexões quaresmais postadas no Blog estão reunidas e organizadas meditativamente em página própria que pode ser acessada pelo Menu no topo. Ou clique aqui.

A Paz de Cristo e a Paz do mundo


"[...] tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”"
(Jo 16, 33)

Paz e Bem!

domingo, 17 de maio de 2015

Ascensão do Senhor



Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. (Oração do Dia)

"por que ficais aí a olhar para o céu?" (At 1, 11)

Paz e Bem!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Acompanhar o Espírito Santo


Se temos fé em Deus, esse dom é obra do Espírito Santo (CIC 683). Ele nos leva a ir além de nosso comodismo, em busca daquelas que possam aceitar sua verdade. Sim, nossa missão, razão de existir e alegria, é levar Deus a todos os lugares e, sobretudo, a todos os nossos atos! Mantenhamos uma atitude de serviço. Assim, o Espírio abrirá o nosso coração e o do próximo. Estejamos sempre próximos da verdade que liberta que é Cristo e confiemos, nunca seremos abandonados!

Paz e Bem!


“Saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. […] Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.” (At 16, 13-14)

“Aleluia. Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembléia dos fiéis. [… ] porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória.”
(Sl 149, 1, 4)


Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. […] Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim.” (Jo 15, 26-27; 16, 2-3)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Deixo que Deus cuide de mim?


Deus cuida de nós como a uma flor num jardim, a um ramo na videira: Ele nos poda, limpa-nos. E assim, podemos florescer em liberdade. A Igreja, comunidade de Amor, alegra-se com a alegria de quem está em Cristo, como sua esposa que é. E a Palavra de Cristo, que liberta, também é caminho para nos purificar, para nos limpar. E assim seremos videira e daremos fruto de Amor. Por isso seremos reconhecidos, sem medo de contemplar a luz.


Paz e Bem!


“Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.” (At 15, 3)

“Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti a felicidade.”
(Sl 121, 9)


Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.” (Jo 15, 3)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

É importante seguir o Espírito




O Espírito Santo nos dá a Paz e Cristo O deixou conosco como nosso advogado nas dificuldades, para falar por nós quando precisássemos. Confiemos Nele. Façamos as coisas por Deus, não por nós. Façamos como Paulo e Barnabé, que souberam recusar ofertas e lembrar que todos somos homens e podemos nos unir à videira divina.


“Homens, que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe.” (At 14, 15)

Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória, por amor de vossa misericórdia e fidelidade.
(Sl 113b, 1)

 “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele […] Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. (Jo 14, 21, 26)