Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 28 de fevereiro de 2015

Deus nos mostra como amar




“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.” (Dt 26, 16)

“Felizes aqueles cuja vida é pura, e seguem a lei do Senhor. […] Não serei então confundido, se fixar os olhos nos vossos mandamentos.”
(Sl 118, 1, 6)

“Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? […] sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 44-46, 48)

A fé é um tesouro que deve ser cuidadosamente preservado. Deus nos fez livres, mas sua misericórdia nos mostra seu caminho para que possamos continuamente vigiar nossos passos. Não para nos punir, mas para nos acolher e amar. Sempre saberemos por onde ir. Nunca fujamos de seus preceitos; Dele, que ama a todos, como nós também devemos amar.


Paz e Bem!

(1ª semana da Quaresma de 2015, sábado)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estar com Cristo é estar com os outros




“Será que tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? […] É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta?” (Ez 18, 23, 25)

“Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós?

Mas em vós se encontra o perdão dos pecados,
para que, reverentes, vos sirvamos.

Ponho a minha esperança no Senhor.
Minha alma tem confiança em sua palavra.

Minha alma espera pelo Senhor, mais ansiosa do que os vigias pela manhã.”
(Sl 129, 3-6)


“Todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo […] Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal.”
(Mt 5, 22, 25)


Enquanto estamos neste mundo, confiemos que Deus continua a aguardar nossas condutas. Deus é amor e fica feliz com a menor das ovelhas perdidas que encontra. Mudemos nossa conduta enquanto podemos. Mudemos a partir do outro. E podemos agora. Deus não nos procura com cólera, mas com amor.

Paz e Bem!

(1ª semana da quaresma de 2015, sexta-feira)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Abrir-se para Cristo e se deixar semear



"Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, assim a palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la." (Is, 10-11)


"Bendirei continuamente ao Senhor,
seu louvor não deixará meus lábios.


Glorie-se a minha alma no Senhor;

ouçam-me os humildes, e se alegrem.

Glorificai comigo ao Senhor,
juntos exaltemos o seu nome.


Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores.
Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto.

(Sl 33, 2-6)


"Quando orardes, não useis muitas palavras [...] pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais." (Mt 6, 7-8)



Não será a força com que as palavras saem de nossa boca que fará com que sejam ouvidas, mas a força com que saem de nosso coração. Nossa oração reside na intimidade com o Pai, no seguimento do exemplo do Filho ao nos relacionarmos com os irmãos - principalmente no perdão - e na companhia constante do Espírito Santo.

Deixemos que a Palavra nos mostre o poder da Providência Divina. Oremos a isso.

Paz e Bem!